O ditador da China, Xi Jinping, disse que as empresas privadas devem ser “ricas e amorosas”. Isso beneficiaria os cidadãos e traria prosperidade à população. Os comentários do líder chinês foram feitos nesta segunda-feira, 6, durante sessão anual do Parlamento, que reuniu conselheiros do governo e representantes do setor empresarial.
Embora a sessão fosse fechada, a rádio estatal CCTV noticiou as falas de Xi, que disse também que os empresários do ramo privado precisam ser “patrióticos” e “participar ativamente de empreendimentos de caridade”. “Sejam ricos e responsáveis. Beneficiem os outros e sejam ricos e amorosos”, advertiu.
Xi pôs sobre os empresários a responsabilidade de compartilhar com seus funcionários os frutos do crescimento de suas empresas, chamando o ato de “comunidade de interesses compartilhados”. O ditador chinês já havia proposto uma iniciativa de diminuir a diferença de riqueza dentro do país asiático. As empresas privadas agora aguardam o pronunciamento de Pequim sobre como pretende buscar a chamada “prosperidade comum”.
Segundo analistas, os empresários estariam com medo de que a iniciativa de Xi culmine no surgimento de um novo imposto, visto que os governos locais lutam para aumentar a receita fiscal.
Fonte: revistaoeste