O vulcão mais ativo da entrou em erupção na última terça-feira, 2. O Monte Etna jogou lava e fragmentos incandescentes no céu da Sicília, no sul da . .
De acordo com o jornal italiano , o brilho proveniente das explosões “chegou a iluminar o rosto e os olhos de quem observava”. O monte tem cerca de 3 mil metros de altitude e, apesar de ativo, não é grande ameaça à vida humana.
Aos pés do Etna, há uma região desabitada há muitos anos. Por isso, a lava dele desce em uma direção segura, e o vulcão não costuma apresentar riscos aos observadores. Apesar disso, por causa da imprevisibilidade de um fenômeno natural, observações podem ser arriscadas se não forem acompanhadas por um especialista, destaca o jornal da Itália.
A cratera “Voragine”, que explodiu na terça-feira 2, estava sem registrar explosões havia quatro anos. A lava e o magma também surgiram do interior de uma nova cratera, chamada de “Bocca Nuova” (Boca Nova, em tradução livre).
O Etna é o maior vulcão ativo da Europa, com altura de 3,33 mil metros. Pesquisadores acreditam que ele é o vulcão com a maior documentação feita pelo ser humano na história. Seu registro mais antigo relatado por um humano é de 425 antes da Era Comum.
Desde 2013, a Organização da para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) considera o Monte Etna como patrimônio mundial.
With a big bang and breathtaking lava shreds, Italy’s Mount Etna has erupted again after a four-year silence. pic.twitter.com/8W716pBDnl
— DW News (@dwnews) July 4, 2024
❗🌋🇮🇹 – The eruption of Mount Etna, on the east coast of Sicily, Italy, continues.
The Voragine crater, at the summit of Mount Etna, emits a small lava flow that descends to the Bocca Nuova crater, forming impressive lava falls. pic.twitter.com/R2dPNRc7yt
— 🔥🗞The Informant (@theinformant_x) July 4, 2024
Fonte: revistaoeste