Sophia @princesinhamt
Mundo

Vovó de 116 anos compartilha segredos para a longevidade e vitalidade: Não sou velha, sou experiente

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

“Estou velha, mas não sou uma”, revelou esta vovó de 116 anos sobre um dos segredos da vida longa. Dona de um bom humor sem igual e muita vitalidade, Maria Branyas Morera tem um perfil no Twitter que é um sucesso!

Sim. Na rede social, a vovó conta as experiências dela, as lembranças e compartilha como chegou tão longe. A espanhola mora numa casa de repouso, em Olot, na Catalunha.

Maria revela que teve sorte na genética! Claro, nada de abusos. A vovó diz que sempre praticou esportes sem exageros, comeu pouco, nunca fumou, ama doces e foge de gente tóxica.

Conselhos simples

No perfil “Super Avó Catalã”, ela escreve em espanhol e catalão.

Sempre que perguntam a Maria o que fazer para ter uma vida longa, a vovó a idosa centenária dá quatro conselhos básicos, veja a seguir.

No Twitter, Maria diz que não há alimentos proibidos, mas tudo deve ter moderação e estar dentro de uma dieta saudável.

A vovó escreveu no perfil na rede social: “Um conselho, se me permitem. Numa altura em que surgem dietas ‘milagrosas’ e alimentos para o bem-estar e a saúde, vale a pena resgatar o iogurte, um alimento para toda a vida com uma infinidade de propriedades positivas para o corpo”.

Maria cita a tranquilidade como o que mais valoriza por ter atingido sua idade: ordem, boa conexão com a família e amigos, contato com a natureza e estabilidade emocional, sem preocupações ou ressentimentos.

Maria Branyas sugere ainda que é importante manter-se com pensamento positivo e ficar longe de pessoas tóxicas.

Estou velha, mas não sou uma

A palavra de ordem de Maria Branyas é: “Estou velha, muito velha, mas não sou uma”. Volta e meia a frase aparece no perfil dela no Twitter.

Ela está 2019 na rede social, quando tinha 112 anos.

Ela tenta ser discreta, mas parece impossível diante do interesse das pessoas que acompanham o perfil que lembra um diário.

Maria nasceu em 4 de março de 1907, quando as pessoas ainda não viajavam de avião, o rádio era algo raro, televisão nem se imaginava e computador menos ainda. Ela enfrentou duas guerras mundiais e muita tristeza!

A vovó andou bastante pela Espanha e se casou com o médico Joan Moret, com quem teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.

Leia mais notícia boa

Lembranças

Das memórias, Maria guarda com carinho, quando tinha 8 anos, e viajava para o Mississipi, nos Estados Unidos. Ela brincava no Audubon Park e comia “doces romanos” – biscoitinhos e guloseimas feitos com cremes, crocantes e muito açúcar.

No Twitter, a vovó tem muitas fotos comentários.

“Fiz muito pouco esporte e nunca fumei. Não segui nenhuma dieta. Sempre comi pouco, mas tudo. Não sofri de nenhuma doença nem passei por uma sala de cirurgia”, disse.

Em seguida, Maria é categórica: “Acho que longevidade também é ter sorte. Boa sorte e boa genética. E tão importante quanto isso, é uma boa alimentação, como um estilo de vida ordenado e tranquilo”.

Geneticistas e gerontólogos

No Twitter, há vários relatos de médicos geneticistas e gerontólogos em busca de respostas que ajudem a explicar a vitalidade da vovó catalã.

Em várias imagens, ela aparece, sentadinha numa cadeira de rodas ao lado de autoridades e visitantes, ou lendo.

O médico Manel Esteller escreveu, em maio, quando esteve com Maria:

“Gostei de visitar a pessoa viva mais velha do mundo conhecida Maria Branyas, o estudo deste tipo senhora nos proporcionará uma visão mais clara da biologia relacionada à longevidade, questões etárias e super anciões, fique atento”, disse o profissional.

Veja o post mais recente dela no Twitter:

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.