Sophia @princesinhamt
Mundo

‘Vídeo viral revela a verdade sobre Karl Marx: saiba o que está circulando!’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No dia que antecede a realização do primeiro turno das eleições municipais de , um vídeo que se propõe a mostrar quem realmente foi Karl Marx voltou a viralizar, ao menos entre grupos e usuários do aplicativo de mensagens .

Com o título “Você sabe quem é esse homem?”, o material, com quase dois minutos de duração, elenca fatos nada positivos a respeito da vida do filósofo alemão que se tornou símbolo da esquerda — e do comunismo — mundo afora.

O ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera é quem apresenta informações sobre Marx. Menciona-se, por , os suicídios de duas das filhas do filósofo. O que, de fato, ocorreu. Laura tirou a própria vida em 1911, aos 66 anos. Em 1898, a irmã dela, Eleanor, já havia se matado, aos 43 anos.

“Duas de suas filhas cometeram suicídio e dos seus sete filhos, quatro morreram de fome”, diz Cabrera, que foi secretário de Agricultura do , no vídeo originalmente publicado em 17 de abril deste , por meio do perfil no Instagram. “Ele queria inventar uma teoria para mudar o mundo, mas não conseguia tomar conta da sua casa.”

Outros fatos sobre Karl Marx

Para além dos suicídios, Cabrera lista, no vídeo que soma mais de 300 mil visualizações somente no Instagram, outros fatos a respeito de Karl Marx. Afirmações que, aliás, contam com respaldo até mesmo no noticiário nacional.

O que Cabrera fala sobre o filósofo alemão?

“Pertencente a uma família de classe alta e filho de um advogado”, , que é parceiro do portal UOL.

Segundo o , a mulher de Marx, Jenny von Westphalen, era filha de Johann Ludwig. Ele, por sua vez, era o aristocrata que detinha o título de Barão von Westphalen.

Frederick Demuth foi o fruto do relacionamento extraconjugal do filósofo com Helene Demuth. Conforme lembra a página Aventuras na História, . (Nessa parte, Cabrera erra apenas o sexo, ao dizer que Marx e Helene tiveram “uma filha”)

O site do jornal A Verdade, que é publicamente defensor do socialismo, que Marx chegou a ser preso.

Veículos como a revista , o site e o validam as afirmações. Antes de se estabelecer em Londres, onde morreu, o filósofo foi expulso da Prússia (região que hoje integra a Alemanha), da França e da Bélgica.

Cabrera afirma que quatro dos sete filhos de Karl Marx morreram de fome. Declaração que é sustentada, também, por Kim Rafael, em publicado na versão on-line do jornal O Maringá.

“Viveu à custa dos outros por toda a sua vida”, complementa Cabrera, sobre Karl Marx. “Os seus biógrafos chegaram a afirmar que ele nunca viu uma fábrica por dentro.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.