Um avião bombardeiro que trabalhava no combate aos incêndios que atingem à Grécia caiu durante uma manobra. A emissora estatal ERT mostrou imagens da aeronave jogando água sobre os focos de fogo e depois colidindo com uma encosta. O avião explodiu.
A Força Aérea grega informou que havia dois aviadores a bordo do avião anfíbio Canadair CL-215 quando ele se chocou contra a encosta, na Ilha de Evia, leste de Atenas. Dois helicópteros atuam no local para realizar uma operação de busca e salvamento, explicou a Força Aérea. Não foram fornecidos detalhes sobre as vítimas
Veja o vídeo
Grécia anuncia “guerra” contra os incêndios florestais
Diversos incêndios florestais na Grécia, e também nas famosas ilhas do país, que são procuradas por muitos turistas nessa época do ano, têm preocupado os residentes locais, especialmente suas autoridades.
Os últimos dados divulgados informam que os bombeiros tentam conter mais de 80 incêndios florestais em todo o país, cujo 64 deles começaram no domingo 23, o dia mais quente do verão europeu até agora.
O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, disse ao Parlamento que o país se encontra em uma situação semelhante à de uma guerra. As autoridades locais buscam controlar esses eventos e evacuar as pessoas das regiões mais afetadas.
“Nas próximas semanas, devemos estar em alerta constante”, disse o primeiro-ministro, conforme a agência de notícias Reuters. “Estamos em guerra, vamos reconstruir o que perdemos, vamos compensar os feridos.”
Leia também: “Imagem da Semana: fogo na Grécia”, artigo de Daniela Giorno publicado na edição 174 da Revista Oeste
Estado dos incêndios na Grécia
A Ilha de Rodes foi uma das mais afetadas pelo fogo. Cerca de 20 mil pessoas tiveram de sair de lá ao longo do fim de semana. Os incêndios também chegaram às ilhas de Eubeia e Corfu. Na primeira, as autoridades disseram aos moradores de quatro aldeias do sul para evacuarem para a cidade de Karystos, a oeste de onde o fogo avançava.
Leia também: “Alerta: supertufão pode ‘varrer’ regiões”
Em Corfu, o fogo “se movia para o sudeste com uma área ampla”, e navios particulares estavam de prontidão para resgatar as quase 2,5 mil pessoas evacuadas.
A Grécia é frequentemente atingida por incêndios florestais durante o verão. As autoridades locais alertam para o fato de que quase todas as regiões do país enfrentam a ameaça de incêndios florestais, em níveis variados. As temperaturas máximas na Grécia seguem por volta de 40ºC nesta semana.
Além da destruição natural, os incêndios também prejudicam o turismo no país, que representa 18% do Produto Interno Bruto da Grécia. A cadeia do setor envolve 20% dos empregos no país.
Fonte: revistaoeste