Sophia @princesinhamt
Mundo

Vencedor do Prêmio Nobel é condenado a 10 anos de prisão em Belarus

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ales Beliatski, bielorrusso vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2022, foi condenado nesta sexta-feira, 3, por um na capital de Belarus, Minsk, a 10 anos de prisão, segundo a agência de notícias TASS. Ele vai cumprir a pena, por acusação de “contrabando”, em uma colônia de segurança máxima.

A líder da oposição bielorrussa, Sviatlana Tsikhanouskaya, exilada na Lituânia, criticou a sentença de Bialiatski e outros ativistas no mesmo julgamento.

fazer de tudo para lutar contra essa injustiça vergonhosa e libertá-los”, escreveu ela no Twitter.

A Alemanha disse que a pena de prisão de 10 anos era um ataque de Minsk à sociedade civil. No Twitter, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, , afirmou que as acusações eram uma “farsa”, acrescentando que os réus foram julgados “simplesmente por causa de sua de anos pelos direitos, dignidade e liberdade de pessoas em Belarus”.

“O regime de Minsk está lutando contra a sociedade civil com violência e prisão”, disse Baerbock, acrescentando que “isso é uma desgraça diária tanto quanto o apoio de Lukashenko à guerra de Putin (na Ucrânia)”.

Ela pediu ainda a libertação de todos os mais de 1.400 presos políticos.

Bialiatski, um ativista pró-democracia, documenta abusos dos direitos humanos em Belarus desde a década de 1980. Ele fundou a organização Viasna, ou Primavera, em 1996, após um que consolidou os poderes autoritários do presidente Alexander Lukashenko, aliado próximo da Rússia.

O ativista foi preso em 2020 em meio a protestos generalizados contra o regime de Lukashenko, e ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2022 ao lado de grupos de direitos humanos da Rússia e da Ucrânia.

foram homenageados por “um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos de direitos humanos e abuso de poder” em seus respectivos países. “Eles promoveram por muitos anos o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos”, disse o Comitê Norueguês do Nobel na época.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.