Sophia @princesinhamt
Mundo

Coroação do novo Rei Charles III do Reino Unido acontecerá neste sábado: confira os horários e as curiosidades do evento histórico

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Celebração com toda pompa e circunstância! A Abadia de Westminster em Londres será, por boa parte do dia deste sábado (06/05), o centro das atenções do Reino Unido, dos 55 países da Commonwealth e de todo o planeta. É a coroação oficial de Charles III, de 74 anos, como rei, o primeiro evento deste tipo em sete décadas!

Um momento emocionante é aguardado quando Charles III será ungido com um óleo vegano consagrado na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. A cerimônia contará com a presença de 2.200 convidados, incluindo delegações de 203 países, 100 chefes de Estado e de governo e 20 famílias reais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mulher Rosângela, a Janja, estão entre os convidados.

O monarca acompanhado da mulher, Camilla Parker Bowles, seguirá por cerca de 2km do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster onde será recebido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, que oficiará a cerimônia.

Novo rei

O novo rei será vestido com trajes sagrados e receberá símbolos importantes como o orbe, sinal de autoridade moral e religiosa; o cetro, símbolo de poder; e o anel de coroação.

Líder da igreja anglicana, o arcebispo Justin Welby colocará a coroa de St. Edwards sobre a cabeça do soberano.

Um momento inédito da solenidade inclui o juramento de “verdadeira lealdade à Vossa Majestade e aos seus herdeiros”.

Momento delicado

A coroação ocorre em meio à uma série de escândalos da família real britânica envolvendo Harry, filho de Charles III e Lady Diana, e Meghan. Em 2021, o casal anunciou o rompimento oficial da realeza britânica.

Pesquisa indicou que  70% dos britânicos entre 18 e 35 anos não estão interessados na monarquia.

Harry, irmão de Charles III, estará presente no evento, mas sua esposa, Meghan Markle, e os dois filhos Archie e Lilibet ficaram na Califórnia, nos Estados Unidos, onde o casal passou a morar desde o rompimento com a família real.

Leia mais notícias boas:

Cerimônia real

Richard Fitzwilliams, especialista em monarquia e biógrafo da família real britânica, destacou que a coroação é uma cerimônia crucial para legitimar o novo soberano.

Em comparação com a coroação da rainha Elizabeth II em 1953, quando a cerimônia foi realizada em meio ao racionamento de guerra e ainda assim elevou o espírito da nação e inaugurou a televisão, o evento será uma mistura de tradição e modernidade.

“Ela também contém um ritual profundamente religioso, que pouco se modificou ao longo dos séculos. Além disso, é um teatro fabuloso que espelha a sociedade do seu tempo. Os olhos do mundo estarão em Londres e isso será muito benéfico para a economia britânica em um momento difícil”, afirmou.

A unção, o juramento da coroação e a entrega dos símbolos de poder, como o orbe, o cetro e o anel de coroação ao Rei Charles, serão momentos solenes da cerimônia que marcam a transmissão do poder de uma geração para outra.

Trajes tradicionais da coroação

Depois da unção dos santos óleos, Charles III é embrulhado numa túnica de linho branco, semelhante a uma camisola, com uma gola lisa, fechada com um único botão, que representa a batina dos sacerdotes.

Há, ainda, uma túnica em  forma de um casaco dourado com mangas compridas e é usada por baixo do Manto Imperial.

O manto imperial é usado por cima da supertônica tem um design mais semelhante a uma túnica e é feito de tecido de ouro, fios de ouro, prata e seda, seda, franja de ouro e um fecho de ouro em forma de águia.

Existe ainda um cinto da espada da coroação, feito de tecido de ouro e bordada a fio de ouro com arabescos e volutas, o cinto da espada da coroação é forrado de seda vermelho-escura, com uma fivela de ouro estampada com emblemas nacionais (rosas, cardos e trevos) e uma presilha de ouro.

A luva da coroação é feita para a mão direita do rei e, mais uma vez, Charles III vai usar a luva do avô que foi fabricada pelos fabricantes de luvas Dents e bordada por Edward Stillwell & Company em 1937.

O manto do rei é feito de veludo de seda púrpura bordado a ouro e foi usado pelo Rei George VI em 1937. Os fabricantes de robes de Ede e Ravenscroft conservaram e prepararam o robe antes da Coroação.

Camilla Parker usa o manto de Estado da rainha, feita para a coroação da rainha Elizabeth II em 1953 e é feito de veludo carmesim.

 

Terceiro de seu nome, Charles será o líder do Palácio de Buckingham. - Foto: Montagem/CB Arte

Terceiro de seu nome, Charles será o líder do Palácio de Buckingham. – Foto: Montagem/CB Arte

Com informações de Correio Braziliense.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.