O ensino superior do Brasil como referência internacional. A Universidade de São Paulo (USP) foi escolhida em primeiro lugar no ranking das instituições de ensino superior da América Latina e Caribe da britânica Quacquarelli Symonds (QS), considerado um dos mais importantes do mundo.
No ranking da QS World University Rankings 2024, divulgado nesta quinta-feira (13), o Brasil aparece com 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe – 12 delas públicas [ver abaixo].
O ranking analisou 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. No Brasil, 97 universidades aparecem no levantamento, mais do que qualquer outro país. De acordo com a QS, 35 delas melhoraram no ranking de 2024 em relação à edição anterior.
Instituições paulistas
Há mais duas instituições públicas de São Paulo entre as 10 primeiras. No ranking estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu do 5º para o 3º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) que está em 10º lugar.
Em junho, a USP subiu 30 posições no QS World University Ranking 2024, com isso, ela foi eleita a 85ª melhor do mundo e se tornou a primeira brasileira a entrar no top 100.
Leia mais notícia boa
Detalhes que fazem a diferença
De acordo com a QS, as universidades se destacam porque associam ensino e pesquisa de excelência com impacto social. Os índices também avaliam o impacto comercial e o valor industrial das pesquisas desenvolvidas.
Os estudantes da USP, de acordo com o ranking, são destaque também na competição mundial de foguetes universitários Spaceport America Cup, que aconteceu no fim de junho nos Estados Unidos. O Projeto Júpiter, equipe de foguetemodelismo ficou em segundo lugar com o foguete Juno III.
Veja os 10 primeiros do ranking:
- Universidade de São Paulo – Brasil
- Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) – México
- Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina
- Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) – Chile
- Universidad de Chile – Chile
- Tecnológico de Monterrey – México
- Universidad de los Andes – Colômbia
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
- Universidad Nacional de Colombia – Colômbia
- Pontificia Universidad Catolica del Peru – Peru
Confira as universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo
Com informações do PRNews e do governo de São Paulo
Fonte: sonoticiaboa