A comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), decidiu proibir o uso do aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos curtos tiktok nos telefones corporativos e nos telefones pessoais de funcionários da UE registrados nos sistemas da UE.
Um e-mail com a instrução foi enviado na manhã desta quinta-feira, 23, a todos que trabalham para a Comissão Europeia, e a informação foi confirmada por Thierry Breton, diretor de Mercado Interno da comissão.
“Para aumentar a segurança eletrônica, o Conselho de Administração Corporativa da Comissão decidiu suspender o uso do aplicativo em seus dispositivos corporativos e em dispositivos pessoais registrados no serviço de dispositivos móveis da Comissão”, disse o órgão executivo da UE, em nota divulgada nesta quinta.
O objetivo da medida é “proteger a Comissão Europeia contra ameaças e ações de segurança digital que podem ser exploradas para ataques contra o ambiente corporativo”, segundo a nota.
A proibição vem depois de o TikTok admitir que dados de usuários de todo o mundo podem ser acessados na sede do aplicativo, na China. Órgãos do governo federal e de governos regionais dos Estados Unidos também já baniram o uso do aplicativo em celulares oficiais.
Nesta quinta-feira, depois da decisão da UE, o TikTok disse, em um comunicado, que estava decepcionado com a decisão da comissão, a qual classificou como “equivocada e baseada em erros fundamentais”. “Entramos em contato com a Comissão para esclarecer as coisas e explicar como protegemos os dados de 125 milhões de pessoas em toda a UE que acessam o TikTok todos os meses”, disse um porta-voz, segundo informou a agência Reuters.
Fonte: revistaoeste