Sophia @princesinhamt
Mundo

Ucrânia acusa Rússia de lançar míssil hipersônico de alta velocidade

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Instituto de Pesquisa Científica de Perícia Forense de Kiev informou, em seu canal no Telegram, na segunda-feira 12, que está conduzindo uma dos mísseis russos utilizados no ataque à , em 7 de fevereiro.

Segundo o instituto, o armamento em questão é um míssil hipersônico para navios denominados 3M22 Zircon. As peças e fragmentos do componente estão identificadas com seu código.

O míssil, apresentado por Putin em 2018 como uma das “armas invencíveis” de longo alcance, é capaz de atingir mil quilômetros, ultrapassando a distância entre Moscou e Kiev, e viaja a nove vezes a velocidade do som, de acordo com informações russas. 

A data de fabricação indicada nos fragmentos sugere que o armamento foi produzido em 2023 ou 2024. Os ucranianos consideram o ataque como um teste. 

O conselheiro do Ministério da Administração Interna, , afirmou em seu perfil no Twitter/X que o óão está empenhado em investigar a origem e o modelo do novo míssil.

“Neste caso, vemos elementos que são característicos do míssil 3M22 Zircon”, escreveu Gerashchenko. “Partes e fragmentos do motor e dos mecanismos de direção têm marcações específicas.”

Inicialmente projetado para lançamento marítimo, o 3M22 Zircon ganhou uma versão para lançamento terrestre depois do início da guerra na Ucrânia.

O ataque russo em 7 de fevereiro resultou em menos de cinco mortes e causou danos a edifícios residenciais e à infraestrutura de energia, de acordo com autoridades. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.