O ex-presidente norte-americano Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano no Estado de Iowa, nesta segunda-feira, 15.
O resultado confirma as projeções anteriores dos principais veículos de notícias dos , como NBC News, CBS News, ABC News, CNN, Associated Press, Washington Post e New York Times.
Essa foi a primeira votação da pré-campanha republicana para as eleições presidenciais de novembro. Os principais rivais de Trump, Ron DeSantis e Nikki Haley, estão mais de 20 pontos porcentuais abaixo do ex-presidente nas pesquisas.
Em Iowa, com 77% dos votos apurados, Trump tinha 51,4%. DeSantis e Haley estavam com 21% e 18,9%, respectivamente.
Desde 1972, Iowa tradicionalmente realiza as primeiras eleições primárias do Partido Republicano, o que confere ao Estado um status de “trampolim” para as campanhas. Um bom desempenho em Iowa pode impulsionar a candidatura, atraindo mídia e doações.
+
Uma vitória em Iowa, mesmo que em margem apertada, pode elevar o moral da equipe de campanha e inspirar confiança nos eleitores e doadores.
Os Estados que realizam as primárias logo em seguida, como New Hampshire e Carolina do Sul, costumam observar o resultado em Iowa para ajustar suas estratégias e decidir em quais candidatos investir tempo e recursos.
Nas eleições presidenciais dos EUA, os partidos políticos não escolhem seus candidatos pelos eleitores. Em vez disso, os partidos usam um processo de primárias para selecionar seus candidatos.
Os norte-americanos vão votar em novembro de 2024 e devem ter uma disputa acirrada entre Joe Biden e Donald Trump.
No país, o voto é indireto. Os eleitores escolhem em cada Estado representantes dos candidatos que querem eleger. Quem tiver mais representantes, também chamados de delegados, vence a disputa.
O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, também realizou as primárias em Iowa. Porém, ao contrário dos republicanos, os eleitores democratas não votam no processo. O pleito para definir o candidato do partido acontece por meio de voto por correio em março. Biden é o grande favorito.
Fonte: revistaoeste