Sophia @princesinhamt
Mundo

Trump detalha planos para relação com a União Europeia e China

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No Fórum Econômico Mundial em , a posse de Donald Trump como gerou discussões sobre a economia europeia. Em participação por vídeo nesta quinta-feira, 23, Trump criticou a regulamentação da União Europeia e as multas aplicadas a empresas norte-americanas, como Apple, Google e Facebook.

Trump afirmou que não haverá mais países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) podendo se aproveitar da garantia de segurança dos EUA e exigiu que os integrantes da aliança militar aumentem seus gastos com defesa para 5% do PIB — uma crítica direta à Europa. Ele ainda fez críticas em relação a desequilíbrios na balança comercial entre seu país e o bloco europeu.

“Do ponto de vista da América, a União Europeia nos trata de forma muito, muito injusta, muito mal”, afirmou o presidente dos Estados Unidos. “A União Europeia tributa de forma prejudicial os produtos americanos, o que dificulta a exportação para o bloco. Ouvi de pessoas que o sistema de tarifação na União Europeia é muito pior do que o da China para os Estados Unidos.”

As declarações de Trump intensificaram o processo de autoanálise entre os líderes europeus sobre como fechar a crescente lacuna econômica em relação aos Estados Unidos.

YouTube video

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou um plano para revitalizar a economia dos aliados do continente. O objetivo é promover uma “união de poupança e investimentos”. A proposta busca reter € 300 bilhões que anualmente saem da Europa e reinvestir esses recursos internamente.

Donald Trump quer relação ‘justa’ com a China

Donald Trump e Kim Jong-un
Trump Já Negociou Questões De Desnuclearização, Entre 2017 E 2021, Com Kim Jong-Un | Foto: Reprodução/Twitter/X

Em outro momento de sua participação em Davos, Trump expressou o desejo de uma relação “justa” com a China. Historicamente, o país da Ásia é um rival dos Estados Unidos.

“Tudo o que queremos é algo justo”, disse o presidente dos EUA. Queremos apenas um campo de jogo nivelado. Não queremos tirar vantagem. Temos tido déficits enormes com a China.”

Conforme o líder, a culpa desse déficit comercial ter saído do controle é de seu antecessor, Joe Biden. Da mesma forma, .

YouTube video

“Temos que tornar esse relacionamento justo, não precisa ser fenomenal”, avaliou Trump. “Mas eu gosto muito do presidente Xi Jinping [da China]. Sempre gostei dele. Sempre tivemos um relacionamento muito bom.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.