No debate que ocorreu na noite desta quinta-feira, 27, o ex-presidente dos Donald Trump lançou um desafio ao seu adversário político na disputa pelo comando da . Ele pediu para o presidente Joe Biden realizar um teste cognitivo.
Representante do Partido Republicano na disputa presidencial deste ano, Trump, de 78 anos, afirmou que se sente “plenamente apto” a voltar ao comando da maior economia do mundo. Nesse sentido, afirmou, diante dos moderadores do debate — que ocorreu em Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia —, que tirou “nota máxima” nos dois testes que realizou para atestar a sua capacidade mental.
O republicano, contudo, afirmou que Biden, de 81 anos, talvez não consiga ter o mesmo empenho em algum teste cognitivo. “Certamente, ele não conseguirá fazer”, disse Trump, ao publicamente desafiar o seu oponente político.
Trump foi além da parte cognitiva. Ao afirmar que se sente bem para voltar a presidir os EUA, destacou o seu estado físico. Declarou que, recentemente, venceu dois torneios de golfe.
Com a palavra, Biden, com a voz rouca durante todo o debate, retrucou. Membro do Partido Democrata norte-americano, garantiu que consegue jogar golfe. Contudo, não respondeu diretamente se irá topar ou não fazer um teste cognitivo.
Em busca da reeleição, Biden já é, a saber, o presidente mais idoso da história dos Estados Unidos da América. Mesmo assim, ele se apresenta como candidato à reeleição.
Disputa entre Trump e Biden
As eleições presidenciais dos EUA irão ocorrer no dia 5 de novembro de 2024. Donald Trump, 45º presidente na história do país, tentará voltar à cadeira principal da Casa Branca. O candidato republicano comandou o país de 2017 a 2021.
Joe Biden tentará se reeleger para dar continuidade a sua gestão como chefe do Executivo norte-americano. O democrata foi eleito o 46º presidente em 2021.
Fonte: revistaoeste