Sophia @princesinhamt
Mundo

Trump demite mil funcionários em seu 1º dia de governo: ‘Estão demitidos’

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a demissão de mil funcionários do governo norte-americano que foram nomeados por . Ele fez o comunicado por meio das redes sociais, na noite desta segunda-feira, 20.

“Nosso primeiro dia na Casa Branca ainda não terminou”, escreveu Trump, na rede social Truth. “Meu escritório presidencial está ativamente no processo de identificar e remover mais de mil nomeados da administração anterior, que não estão alinhados com nossa visão de tornar a América grande novamente.”

Trump também decretou o fim do <i>home office</i> para aproximadamente 1 milhão de funcionários públicos federais | Foto: Reprodução/Truth Social
Trump também decretou o fim do home office para aproximadamente 1 milhão de funcionários públicos federais | Foto: Reprodução/Truth Social

Na mesma publicação, o presidente dos EUA anunciou as demissões de: 

  • José Andrés, do Conselho Presidencial de Esportes; 
  • Mark Milley, do Conselho Consultivo Nacional de Infraestrutura; 
  • Brian Hook, do Conselho dos Centros Acadêmicos; e 
  • Keisha Lance Bottons, do Conselho Presidencial de Exportação.

“Vocês estão demitidos!”, escreveu Trump.

Ordens executivas e políticas de Trump

Além dessas demissões, o republicano assinou várias ordens executivas no primeiro dia de mandato. Entre as medidas estão a retirada dos EUA do Acordo de Paris. 

Ele também afirmou que seu governo vai reconhecer apenas os gêneros masculino e feminino. Um dia antes de sua posse, o republicano afirmou que não vai permitir que homens participem de esportes femininos.

YouTube video

Em dezembro, Trump prometeu acabar com o que chamou de “loucura transgênero” em seu primeiro dia de mandato. 

“Assinarei ordens executivas para acabar com a mutilação sexual infantil e tirar os transgêneros do Exército e das nossas escolas”, disse Trump.

Fim do home office

Trump também decretou o fim do home office para aproximadamente 1 milhão de funcionários públicos federais. A medida exige que todos os chefes de departamentos e agências do Poder Executivo tomem todas as providências necessárias para trabalharem cinco dias por semana presencialmente.

Em seu discurso de posse, Trump prometeu instaurar uma emergência nacional na fronteira sul dos EUA | Foto: Reprodução/Twitter/X/@MonicaLaredo2
Em Seu Discurso De Posse, Trump Prometeu Instaurar Uma Emergência Nacional Na Fronteira Sul Dos Eua | Foto: Reprodução/Twitter/X/@Monicalaredo2

De acordo com o jornal norte-americano New York Post, aliados de Trump veem o retorno ao trabalho presencial como um esforço para substituir funcionários de carreira por pessoas leais à sua administração.

Trump ainda determinou que os cartéis de drogas são organizações terroristas. Além disso, instituiu tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá.

O presidente encerrou programas de diversidade em agências federais e ordenou a reabertura do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico do Alasca para exploração de petróleo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.