Nesta quarta-feira, 21, Donald Trump, ex-presidente e atual candidato à presidência dos pelo partido republicano, realizou seu primeiro comício a céu aberto desde a tentativa de assassinato que sofreu em 13 de julho, em Butler, na Pensilvânia. Durante discurso, o político criticou a sua adversária Kamala Harris e disse que a eleição dela garantiria o início da Terceira Guerra Mundial.
“Se Kamala vencer em novembro, é praticamente certo que ocorrerá a Terceira Guerra Mundial”, afirmou Trump. “Tudo que ela toca, destrói.”
O evento ocorreu em Asheboro, na Carolina do Norte, e contou com painéis de vidro à prova de balas ao redor do pódio onde Donald Trump discursou.
Depois do atentado, no qual um homem e o atirador morreram, o Serviço Secreto recomendou que Trump evitasse eventos ao ar livre. Ele deve preferir locais fechados, como arenas esportivas.
De lá para cá, Trump participou de aproximadamente uma dúzia de eventos em ambientes controlados. A agência não comentou os preparativos de segurança para o comício desta quarta-feira.
Donald Trump discursou sobre segurança nacional
Acompanhado pelo candidato a vice-presidente J.D. Vance, Trump falou sobre suas políticas de segurança nacional em um museu de aviação, cercado por aviões de guerra antigos. Um telão foi instalado ao redor do palco onde Trump e Vance discursaram.
“Todos diziam ‘Ah, ele vai começar guerras com suas atitudes’”, disse Trump. “Não, minhas atitudes nos tiraram das guerras.”
Esse evento foi uma oportunidade para Trump, de 78 anos, atrair grandes multidões — um aspecto crucial de sua estratégia política. Mesmo durante sua Presidência, ele mantinha uma agenda cheia de comícios em arenas esportivas lotadas, com pelo menos 10 mil pessoas. A ação era um esforço para contrastar com os eventos mais discretos de Joe Biden.
A Carolina do Norte é um Estado decisivo nas eleições de 5 de novembro, onde os resultados vão determinar o próximo presidente dos Estados Unidos. As eleições são decididas Estado por Estado, com cada um valendo diferentes quantidades de votos do Colégio Eleitoral.
Fonte: revistaoeste