Alex Consani, transgênero de 21 anos, marcou a indústria da moda ao receber o título de “Modelo do Ano” do British Fashion Council. A cerimônia ocorreu no Royal Albert Hall, em Londres, e reuniu celebridades, como Rihanna, A$ap Rocky, Debbie Harry, Anna Wintour, Chloe e Halle Bailey, entre outras personalidades.
O anúncio da vitória foi feito pela modelo Ashley Raham e pela atriz Nava Mau. Ao receber o prêmio, Alex fez questão de valorizar o legado de trans que abriram caminho para a cultura woke no segmento da moda.
“Não posso aceitar este prêmio sem agradecer a quem veio antes de mim, especificamente as trans negras que realmente lutaram pelo espaço em que estou hoje: Dominique Jackson, Connie Fleming, Aaron Rose Phillips e inúmeras que lutaram pelo espaço que me permitiu florescer hoje”, declarou Alex aos que assistiam à cerimônia.
Ainda no discurso, Alex também expressou gratidão aos seus pais, que apoiaram seu trabalho desde que iniciou a carreira de modelo, aos 11 anos.
Reconhecimento de modelo trans além das passarelas
De acordo com o British Fashion Council, a categoria que Alex venceu reconhece modelos cujo impacto global vai além das passarelas. Alex, que nasceu nos Estados Unidos, começou sua carreira muito jovem e acabou assinando contrato com a agência IMG Models, uma das maiores do mundo, em 2019.
Em 2023, a revista Vogue destacou Alex como promessa da temporada de primavera/verão. Seus desfiles foram destaques em grifes internacionais como Boss, Burberry, Chloé, Roberto Cavalli e Coperni.
Esse mesmo ano marcou sua estreia na marca de roupas íntimas Victoria’s Secret. Alex também foi o rosto da coleção de Jean Paul Gaultier para a marca londrina Knwls.
Neste ano de 2024, Alex expandiu sua presença além das passarelas, participando de videoclipes das músicas Okay, da rapper JT, e 360, do álbum Brat, da cantora britânica Charli XCX.
Fonte: revistaoeste