Sophia @princesinhamt
Mundo

Titan: entenda a controvérsia sobre sua implosão ou explosão

2024 word1

O que aconteceu com o Titan, que realizava uma expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico? Houve implosão ou explosão do submarino? Mas quais as diferenças entre um e outro? Um especialista deu as respostas nesse sentido.

“Ele implode, porque o casco está cheio de ar”, começou a explicar o diretor do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Sumida, em entrevista à emissora CNN Brasil. Ou seja, tecnicamente houve implosão do submarino — e não explosão.

Para diferenciar um do outro, o oceanógrafo explicou que a catástrofe deve ter ocorrido a partir de pressão sobre o casco do veículo subaquático. Dessa forma, houve falha interna (dentro da embarcação), em vez de algo externo.

“O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco”, afirmou o profissional da USP. “Toda a pressão da água em volta do casco — imagine uma coluna de água de 4 quilômetros sobre esse casco — exercendo pressão por todos os lados”, prosseguiu Sumida.

Ou seja, houve implosão do submarino Titan

Por fim, o especialista deu ainda mais explicações sobre a implosão do submarino Titan. Conforme a Guarda-Costeira dos Estados Unidos, os cinco tripulantes do submersível não sobreviveram.

“As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços”

“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar”, disse Paulo Sumida. “Ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão.”

Leia também: “Veja a profundidade a que pode estar o submersível desaparecido no Atlântico”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.