A imagem que temos do temível tiranossauro-rex é mais um dos frutos do sensacionalismo de Hollywood. O dinossauro tem sido tradicionalmente representado com um sorriso sinistro que exibe dentes do tamanho de bananas. Contudo, recentemente os paleontólogos descobriram que o animal não tinha um sorriso tão afiado: o Tiranossauro-rex, como outros carnívoros, tinha lábios.
Em artigo recente publicado no periódico científico Science, paleontólogos de várias instituições postulam que dinossauros carnívoros — como o Allosaurus e o próprio T-Rex — eram dotados de lábios carnudos que cobriam os seus dentes, assim como os lagartos modernos. A nova teoria altera não só a imagem pública dos dinossauros, mas os meios pelos quais os cientistas estudam os hábitos alimentares desses répteis antigos. Para além da estética, o novo estudo oferece algumas evidências favoráveis à nova abordagem.
Brink, paleontólogo da Universidade de Manitoba, disse que: “Há muitas interpretações de paleoarte. É bom fornecer dados científicos de apoio”. A análise da anatomia de lagartos e crocodilos vivos foi crucial para a nova teoria. Os cientistas analisaram ainda a estrutura microscópica dos dentes fossilizados de dinossauros e compararam as dimensões dos dentes com a estrutura cranial em espécies que variam de Tiranossauros-rex a carnívoros menores, como o Velociraptor.
Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo, disse, referindo-se à nova aparência do Tiranossauro-rex: “Pense em seus lábios como a bainha de uma faca: eles ajudam a manter as armas do crime e garantem que sejam tão mortíferas quanto possível”.
Relacionadas
Fonte: revistaoeste