O número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu a Síria e a Turquia já passa de 7 mil. O sismo, de magnitude de 7,8, atingiu os países na segunda-feira 6.
Na Turquia, o número de mortos subiu para 5,4 mil na tarde desta terça-feira, 7. Dez Províncias foram afetadas, conforme a Agência de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (Afad).
O número de mortos na Síria é de quase 2 mil. Mais de 970 pessoas morreram em áreas controladas pela oposição, segundo a Defesa Civil do país. Nas áreas controladas pelo governo, o número de mortos é de 812.
As autoridades turcas informam que cerca de 13,5 milhões de pessoas foram afetadas em uma área de aproximadamente 450 quilômetros. As autoridades sírias relataram mortes até o sul da cidade de Hama, a cerca de 250 quilômetros do epicentro.
“Os mapas gerais de eventos mostram que potencialmente 23 milhões de pessoas estão expostas, incluindo cerca de 5 milhões de populações vulneráveis, sendo mais de 350 mil idosos e 1,4 milhão de crianças”, disse Adelheid Marschang, Oficial Sênior de Emergências da Organização Mundial da Saúde.
Fonte: revistaoeste