Torça pra fazer tempo bom onde você está porque hoje, 19, tem o fenômeno da Superlua. A sensação é de que ela estará 14% maior e com brilho até 30% mais forte.
A previsão dos astrônomos é que a Lua ganhe o céu a partir das 15h25, mas o melhor horário para apreciar será ao anoitecer.
Especialistas da NASA recomendam procurar locais afastados de luzes artificiais da cidade para ver os detalhes da superlua, que é maravilhosa de linda. Já prepare o celular para tirar suas fotos.
Primeiríssima do ano
A primeira superlua do ano está sendo chamada de Super Lua Azul Sazonal. Mas isso não tem nada haver com o seu brilho, mas sim por ela ser a terceira das quatro no inverno de 2024.
São raras as ocasiões em que o astro aparece azul. Caso aconteça, isso se dá por conta de partículas de fumaça ou poeira que dispersam os comprimentos de onda vermelha de luz.
Nesse sentido, algumas pessoas podem notar que a Lua vai estar um pouco mais azulada. Será que vai ser hoje?
Leia mais notícia boa
Próximas superluas
O fenômeno vai ser visível sem precisar de câmeras com lentes enormes ou telescópios. Já saímos ganhando!
Mas olha, sem estresse caso o clima na sua cidade não esteja bom e atrapalhe a visualização do fenômeno.
O evento vai ocorrer novamente e já tem até data! As próximas superluas serão nos dias 17 de setembro e 17 de novembro. Não vai esquecer, hein?
O que caracteriza uma superlua?
Em 1979, Richard Nolle, um astrólogo americano, disse que a superlua é um fenômeno que ocorre quando uma Lua Nova, ou Cheia, atinge seu perigeu.
O perigeu é o ponto máximo de aproximação com a Terra.
O termo, apesar de antigo, não era muito popular no mundo científico.
A partir de 2011, a palavra se popularizou e começou a ser usada com muita força em artigos por todo o mundo.
Fonte: sonoticiaboa