Dois tripulantes do programa Polaris Dawn, da , realizaram uma caminhada no espaço na manhã desta quinta-feira, 12.
Essa missão marca um momento histórico, pois é a primeira vez que uma empresa privada leva civis para uma caminhada espacial.
O bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem, foi o primeiro a sair da nave Crew Dragon e flutuar no espaço, às 7h52 (horário de Brasília). Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da SpaceX, fazer o mesmo.
Depois de alguns minutos fora da nave, ambos retornaram à cabine por volta das 8h19. Durante a caminhada espacial, eles sobrevoaram uma área entre a Austrália e a Antártida, a aproximadamente 700 km de altitude, conforme informou a empresa.
“Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”, afirmou Isaacman, ao sair da nave espacial.
Os quatro passageiros estão no espaço desde a terça-feira 10, depois de serem lançados do Kennedy Space Center, base da na Flórida, EUA.
A decolagem do foguete Falcon 9 com a Crew Dragon foi realizada depois de dois adiamentos no fim de agosto, em virtude de previsões meteorológicas desfavoráveis. A missão está programada para durar cinco dias, com o retorno à Terra agendado para o próximo sábado, 14.
Embora a caminhada espacial estivesse marcada para começar às 3h23 desta quinta-feira, a SpaceX alterou o horário de início da preparação para as 5h55, ainda na madrugada, sem fornecer um motivo específico.
SpaceX desenvolveu trajes específicos para a viagem
Para a experiência, a Crew Dragon foi despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. A SpaceX desenvolveu trajes especiais especificamente para esta missão.
Enquanto dois turistas espaciais saíram amarrados a um equipamento de oxigênio, os outros dois passageiros permaneceram na cabine. Os trajes usados para atividades extraveiculares (EVA) foram fabricados com materiais dos foguetes da SpaceX e incluem um visor e uma câmera de última geração no capacete.
Fonte: revistaoeste