O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, vai participar nesta semana da 76ª sessão do Comitê contra a Tortura da ONU, em Genebra, na Suíça, onde vai apresentar um relatório sobre a implementação da Convenção contra a Tortura no Brasil.
Na sua participação, o representante do governo Lula dirá que o documento entregue pelo governo Bolsonaro não reflete de maneira honesta a realidade da prática da tortura no país, além de outros tratamentos ou penas cruéis e atos desumanos ou degradantes. Ele pretende aproveitar a ocasião para retomar os laços do Brasil com o CAT.
A reunião acontece na quarta e quinta-feira. O comitê das Nações Unidas é o órgão encarregado de monitorar o cumprimento da convenção ratificada pelo Brasil em 1989 e promulgada internamente em fevereiro de 1991.
Em Genebra, Almeida também deverá se reunir com representantes de organizações da sociedade civil para dialogar sobre ações desenvolvidas pelo ministério em relação ao combate à tortura e ao trabalho análogo à escravidão no Brasil.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja