sebastián piñera, ex-presidente do Chile, era considerado por amigos e especialistas um piloto “excelente” de helicóptero. Segundo eles, Piñera procurava se manter atualizado sobre questões de segurança, diz a CNN.
Ele morreu na terça-feira 6, enquanto pilotava um helicóptero robinson r66 Turbine no sul do país. A aeronave foi fabricada pela empresa norte-americana Robinson Helicopter Company.
O helicóptero, de acordo com a emissora, oferece espaço para quatro passageiros, além do piloto. É equipado com motor de turbina Rolls Royce RR300.
A potência turbo de 300 cavalos se destaca, assim como o peso bruto máximo de 1.225 kg e velocidade de cruzeiro de até 204 km/h, entre outras especificações. Tem um sistema rotor de duas pás.
Comoção com a morte de Piñera
Entre líderes e ex-líderes sul-americanos, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a morte de Piñera causou comoção. Eles lamentaram o fato e enviaram condolências à família.
A queda do avião aconteceu por volta das 15h, no horário local, e as condições meteorológicas estavam ruins, com chuva.
Piñera tem uma casa na região rural onde ocorreu o acidente, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.
Um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente considera que o ex-chefe de era um “excelente piloto”. Autoridades, entretanto, ainda não confirmaram se era ele, de fato, quem conduzia a aeronave, acrescenta a CNN.
Fonte: revistaoeste