Sophia @princesinhamt
Mundo

Rússia lança ofensiva contra porto ucraniano às vésperas de acordo com Erdogan

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Duas pessoas ficaram feridas depois do ataque da Rússia ao porto de Kiev, capital da Ucrânia, neste domingo, 3. A ação ocorreu um dia antes de encontro do líder Vladimir Putin com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. 

O encontro servirá para discutir a volta do acordo que permitia a exportação segura de grãos ucranianos pelo mar Negro. Em parceria com a Organização das Nações Unidas, Erdogan foi o mediador do tratado fechado em julho de 2022 para que a Ucrânia pudesse escoar sua produção. O país é um dos grandes exportadores de alimentos do planeta. 

Em troca, os russos receberam garantias de que seus produtos agrícolas também teriam a negociação facilitada pelo Ocidente, apesar das sanções impostas a Moscou devido à guerra. Desde o fim de julho de 2022, a Rússia mantém uma invasão ao território ucraniano.

Leia também: “Guerra na Europa: Ucrânia investiga acidente que matou três pilotos

O ataque foi uma surpresa depois de uma semana do que parecia uma relativa calma na guerra entre Ucrânia e Rússia. Foram usados 25 drones, sendo 22 deles abatidos, os três que passaram completaram a ação. Alguns navios conseguiram navegar a partir de portos ucranianos sem serem importunados.

Rússia justifica ataque a porto pelo não cumprimento de acordo

vladimir-putin-ucraniavladimir-putin-ucrania
Putin Afirma Que Acordo Com Onu Não Foi Respeitado | Foto: Reprodução

O Presidente Vladimir Putin disse que a contrapartida do acordo não foi cumprida. Neste domingo, a assessoria de Erdogan afirmou que tem “grandes e cautelosas esperanças” sobre um avanço no encontro dele com Putin, que vai ocorrer no balneário russo de Sochi. 

Será a primeira reunião do líder do Kremlin com um chefe de Estado da Organização para o Tratado do Atlântico Norte, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Trata-se do bloco militar ocidente liderado pelos Estados Unidos.

Com o bloqueio quase total a Odessa, Kiev buscou direcionar sua exportação por dois portos do rio Danúbio, Izmail e Reni, contando com a proximidade de poucas centenas de metros da Romênia, um membro da Otan e da União Europeia. 

O Ministério da Defesa da Ucrânia não detalhou qual dos dois portos foi atingido, mas a imprensa local relatou explosões em Reni.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.