O primeiro longa-metragem filmado no espaço estreou nos cinemas da Rússia nesta quinta-feira, 20, superando projeto de Hollywood anunciado pelo ator Tom Cruise, a Nasa e a SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk. O filme, “The Challenge”, conta a história de uma cirurgiã enviada à Estação Espacial Internacional para salvar um cosmonauta, como os russos chamam os astronautas, ferido.
A Rússia enviou uma atriz e um diretor de cinema para uma estadia de 12 dias na estação espacial, em outubro de 2021, para filmar as cenas a bordo do laboratório em órbita. O projeto hollywoodiano foi anunciado anteriormente, em 2020.
A protagonista é interpretada pela atriz Yulia Peresild, e o diretor Klim Shipenko, responsável pela câmera, iluminação e som, trouxe 30 horas de filmagem de volta para a Terra. Apenas 50 minutos foram utilizados na montagem final do filme.
Peresild e Shipenko passaram por um treinamento de quatro meses antes de embarcarem na espaçonave Soyuz, acompanhados por um astronauta profissional. O filme foi filmado no módulo russo da Estação Espacial Internacional e contou ainda com aparições de três cosmonautas que estavam lá na época.
+ Navios russos se preparam para guerra com Ocidente, diz investigação
O projeto teve participação da agência espacial Roscosmos e da principal rede de TV russa, Channel One, cujo chefe, Konstantin Ernst, ficou feliz de vencer Hollywood. Segundo ele, o filme custou menos de um bilhão de rublos, cerca de R$ 61 milhões, mas o preço total não foi revelado.
“Somos todos fãs de ‘Gravidade’”, disse Ernst, referindo-se ao sucesso de 2013 estrelado por Sandra Bullock e George Clooney. “Mas nosso ‘The Challenge’ foi filmado sem o CGI” de filmes de Hollywood.
+ Ucrânia diz que Rússia lançou 60 ataques aéreos nas últimas 24 horas
O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou o filme: “Somos os primeiros a rodar um longa-metragem em órbita, a bordo de uma espaçonave. Mais uma vez, os primeiros”, disse.
Antes do lançamento do filme, a cápsula que trouxe Peresild e Shipenko de volta à Terra foi exposta no centro de Moscou, aumentando a expectativa dos russos para o longa.
A União Soviética foi pioneira na corrida espacial, e o lançamento do filme e a missão da equipe de cinema se mistura a uma longa lista de inovações para a indústria espacial da Rússia após vários contratempos, incluindo lançamentos malsucedidos.
Fonte: Veja