O Exército da Ucrânia foi surpreendido por uma nova artilharia russa . Trata-se da bomba “FAB-1500”. A arma é uma adaptação de um projeto criado pela Força Aérea Soviética na década de 1980.
O governo russo instalou na FAB-1500 planadores capazes de direcionar a arma com precisão no alvo desejado. A artilharia é lançada por caças a 70 km de distância — muito além do que a Ucrânia está acostumada a defender.
De acordo com um oficial ucraniano, a eficácia da bomba interfere no moral dos soldados que lutam na linha de frente. “Isso (FAB-1500) coloca muita pressão nos soldados”, diz o órgão militar. “Nem todos os homens conseguem lidar com isso. Eles estão mais ou menos acostumados com a FAB-500 agora, mas o FAB-1500 é um inferno.”
Os primeiros alvos dos russos foram fábricas e torres — pontos cruciais para os ucranianos coordenarem suas defesas. A nova ofensiva faz parte da estratégia de Moscou em dominar parte do território ucraniano.
Em reportagem para o portal , o jornalista Joseph Trevithick descreveu a bomba como uma nova opção de ataque, assim como uma estratégia mais letal para os jatos de combate russos — que ficam muito mais protegidos das defesas inimigas devido à alta distância de lançamento.
Bomba FAB-1500 era testada desde 2023
De acordo com registros militares russos, os testes com a “nova” bomba já estavam sendo realizados desde setembro de 2023.
“Depois de muitos meses de tentativas e erros”, escreveram os militares russos em post no canal de Telegram Fighterbomber. “Uma FAB-1500 atingiu com precisão seu alvo de combate pela primeira vez.”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli
Fonte: revistaoeste