Por ora, a uma máquina superou o homem. Um robô no Japão bateu um novo recorde mundial para resolver um cubo mágico. Ele conseguiu em apenas 0,305 segundo. O recorde do robô da Mitsubishi Electric foi reconhecido pelo Guinness World Records.
O cubo mágico é considerado o quebra-cabeças mais popular do mundo e já vendeu meio bilhão de unidades no planeta. O robô da Mitsubishi Electric quebrou em 0,075 segundo o recorde de um outro sistema robótico. O tempo do robô é dez vezes mais rápido do que o melhor esforço humano.
O recorde humano é de Max Park, americano de origem coreana, que resolveu o cubo mágico, em 3,13 segundos, no ano passado, durante competição na Califórnia, nos Estados Unidos.
Robô Mitsubishi Electric
A Mitsubishi Electric explicou que o robô tem “servomotores compactos, de alta potência e responsivos a sinais”, que permitiram à máquina rodar o cubo 90 graus em apenas 0,009 segundos.
Para a montagem do robô, os engenheiros da Mitsubishi venceram alguns enfrentaram desafios, como bloqueios e quebras devido à velocidade da máquina
Yuji Yoshimura, gestor sénior da Mitsubishi Electric, disse que houve um esforço coletivo da equipe para conseguir montar o robô que bateu o recorde do cubo mágico.
“Para demonstrar as nossas capacidades técnicas na obtenção de enrolamentos de alta velocidade e alta precisão são fundamentais para aumentar a produtividade e a eficiência dos motores utilizados em muitos dos nossos produtos”, disse. “Nossos jovens engenheiros trabalharam voluntariamente para estabelecer o recorde mundial.”
Leia mais notícia boa
Cubo mágico
Criado em 1974, o cubo mágico nasceu pelas mãos do professor húngaro Erno Rubik.
Ele é todo colorido e tridimensional e pode ser misturado em 43 quintilhões de posições diferentes sendo apenas uma a correta.
Nesses 50 anos, vendeu mais de meio bilhão de unidades no mundo.
E o cubo mágico segue como um quebra-cabeças desafiador, que impõe raciocínio lógico e o desenvolvimento de técnicas de resolução.
Veja o robô quebrando o recorde mundial:
Com informações do site Robotics
Fonte: sonoticiaboa