Entre os 10 jovens líderes mundiais da revista TIME deste ano está um brasileiro, Rene Silva, de 28 anos, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ativista social, ele ganhou notoriedade pelo trabalho no jornal que dá voz aos moradores da favela, população preta e gente que vive em áreas de vulnerabilidade.
“Minha missão é garantir que as favelas tenham uma voz cada vez maior”, disse Rene Silva, do jornal Voz das Comunidades, no Rio de Janeiro.
Aos 11 anos, Rene convenceu os professores da escola em que estudava no Complexo do Alemão a deixá-lo entrar no jornal, foi aí que recrutou outras crianças para ajudá-lo a lançar o próprio jornal. Agora, com uma página inteira na Time, internautas aplaudiram o reconhecimento de Rene.
Mídia não tem a voz do pobre
Para Rene, a mídia tradicional não representa as comunidades pobres nem as minorias.
“Eu olhava os papéis e não via a favela que eu conhecia representada”, disse. “A mídia só falava de narcotráfico, violência, morte, então quem vem de fora acha que é só isso.”
Atualmente a organização não governamental reúne 35 funcionários que cobrem histórias sobre cultura, política, esportes, educação e eventuais atos de negligência do estado.
Rene se concentra na arrecadação de fundos e na direção de longo prazo da Voz das Comunidades para expandir o projeto.
O ativista pretende criar um programa planejado para workshops em escolas públicas de todo o país como forma de inspirar crianças que, como ele, consigam iniciar os próprios projetos.
Leia mais notícias boas
Internautas aplaudem
Nas redes sociais de Rene, os internautas aplaudiram o reconhecimento da publicação norte-americana.
Muitos seguidores conhecem Rene de longa data e seguem com a admiração. “Parabéns campeão! Grande referência para todos! Deus abençoe!”, disse um.
Outro reagiu: “Parabéns meu querido! Uma referência de resistência e busca de melhorias”.
Uma terceira acrescentou: “Sou muito fã, desse cara incrível. Merece muito mais!”
View this post on Instagram
Com informações da Time
Fonte: sonoticiaboa