Sophia @princesinhamt
Mundo

Restos de padre que viveram há 3 mil anos são encontrados, revelando fascinantes detalhes históricos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de arqueólogos encontrou o túmulo com os restos de um padre que data 3 mil anos atrás, ao lado de oferendas de cerâmica no norte do Peru.

O corpo estava com as extremidades inferiores parcialmente flexionadas e orientado de sul para norte. Na tumba também havia pequenas tigelas de cerâmica, uma espátula de osso e outras peças.

“Descobrimos recentemente o túmulo de uma figura de 3 mil anos no sítio arqueológico de Pacopampa”, na região de Cajamarca, 900 quilômetros ao norte de Lima, disse o arqueólogo Juan Pablo Villanueva, em entrevista à agência de notícias AFP, no sábado 26.

Leia também: “Conheça o Venetoraptor, o ‘tataravô’ dos dinossauros”

“Ele é um dos primeiros sacerdotes dos Andes a ter uma série de oferendas”, informou o pesquisador, além de acrescentar que “o contexto funerário está intacto”.

Além das peças, os pesquisadores encontraram dois selos, um com desenhos de rosto antropomórfico e outro com rosto de onça.

O corpo e as oferendas haviam sido cobertos por cerca de seis camadas de cinzas e terra. A tumba é circular, com 3 metros de diâmetro e 1 metro de profundidade.

Importância dos restos do padre de 3 mil anos

“A descoberta é extremamente importante, porque ele é um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos no norte dos Andes do país”, disse à AFP o arqueólogo japonês Yuji Seki.

Leia também: “Pesquisadores encontram flecha milenar feita com meteorito”

Os especialistas estimam que o padre viveu por volta de 1.000 a.C. Seki disse que a descoberta ajudou a demonstrar que, mesmo há muito tempo, “líderes poderosos apareceram nos Andes“.

Em setembro do ano passado, o mesmo grupo de arqueólogos, que pesquisavam desde 2005, encontrou o túmulo, com um homem que chamavam de “Sacerdote dos Pututos“, bem como instrumentos musicais feitos de conchas.

Pututos ou pututus são conchas semelhantes às que habitantes do antigo Peru usavam para emitir sons semelhantes a trombetas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.