O Ministério da Defesa do informou neste domingo 5 que diversos reservistas russos usam pás para combate direto na Ucrânia, devido à falta de munições. Os primeiros relatos surgiram no final de fevereiro, quando diversos militares da afirmaram ter recebido ordens de atacar os soldados ucranianos com apenas “armas de fogo e pás”.
A pá que estaria sendo utilizada pelos militares é o modelo MPL-50, projetada em 1869. Desde a sua criação, a ferramenta não teve muitas modificações e faz parte do kit do exército reservista há décadas.
“A letalidade da ferramenta de entrincheiramento padrão MPL-50 é particularmente mitificada na Rússia”, disse o ministério em uma atualização de inteligência.
O ministério ainda destacou que o uso contínuo da pá como arma “destaca os combates brutais e de baixa tecnologia”, que perpassa grande parte da guerra. Além disso, a atualização também informou que um dos reservistas descreveu não estar “nem física nem psicologicamente” preparado para a ação.
“Evidências recentes sugerem um aumento no combate corpo a corpo na Ucrânia”, relatou a inteligência britânica. “Isto é provavelmente o resultado do comando russo continuar a insistir em uma ação ofensiva em grande parte composta por infantaria desmontada, com menos apoio de fogo de artilharia porque a Rússia está com falta de munições”, concluiu.
Até o momento, o ministério não deu informações sobre onde essas batalhas estavam ocorrendo. Segundo alguns analistas, embora haja de fato uma escassez de munição, a situação é ainda mais complexa do que sugere a atualização de inteligência e as forças russas continuam com o dobro de munição em comparação ao lado ucraniano.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja