O Partido Republicano conquistou a maioria no dos Estados Unidos nas eleições desta terça-feira, 5, e retomou o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.
Ao todo, os norte-americanos elegeram 34 senadores neste ano, o que representa um terço das cem cadeiras do Senado.
Até então, o Senado era composto de 51 democratas e 49 republicanos. Com esta eleição, os democratas perderam cadeiras cruciais na virgínia ocidental e em Ohio.
Cada senador tem mandato de seis anos, com renovação de um terço das cadeiras a cada dois anos.
Com a nova maioria, os republicanos vão definir as pautas e as decisões do Senado. Essa mudança pode impactar diretamente as diretrizes políticas da futura administração presidencial dos EUA.
Eleições na Câmara dos EUA
Os norte-americanos também foram às urnas nesta terça para eleger 435 novos deputados. Ao contrário do Senado, todas as cadeiras da Casa vão ser renovadas.
Atualmente, a Câmara é de maioria republicana — partido de Donald trump, eleito à Presidência do país.
A Casa é composta de 220 republicanos e 212 democratas. Três cargos estão vagos. Os mandatos dos deputados duram dois anos.
Com as eleições, o partido que tiver 218 deputados vai conquistar a maioria na nova formação. Com isso, o partido terá o controle das pautas da Câmara. Isso pode influenciar diretamente as políticas do mandato de Trump.
Fonte: revistaoeste