O banco central da disse nesta quinta-feira, 2, que sua nova nota de 5 dólares australianos teria um design indígena, ao invés de uma imagem do .
O banco disse que a decisão ocorreu após uma consulta ao governo de centro-esquerda do Partido Trabalhista, que apoiou a mudança. Os opositores dizem que a medida tem motivação política.
O monarca britânico continua sendo o chefe de estado da Austrália, embora atualmente esse papel seja amplamente simbólico. Como muitas ex-colônias britânicas, a Austrália está debatendo até que ponto deve manter seus laços constitucionais com o Reino Unido.
O Reserve Bank da Austrália disse que vai substituir o retrato da rainha, que morreu no ano passado, por um design que honre “a cultura e a história dos primeiros australianos”.
O tesoureiro Jim Chalmers disse que a mudança foi uma oportunidade para encontrar um bom equilíbrio.
“O monarca ainda estará nas moedas, mas a nota de 5 dólares [australianos] dirá mais sobre nossa história, nossa herança e nosso país, e vejo isso como uma coisa boa”, disse em coletiva de imprensa. O banco planeja consultar grupos indígenas para criar o novo design, processo que pode levar vários anos.
O líder da oposição, Peter Dutton, comparou a medida à mudança da data do Dia da Austrália. Celebrada em 26 de janeiro, dia em que os primeiros navios britânicos chegaram ao que hoje é Nova Gales do Sul, a data é objeto de debate porque, para os povos originários, representa o dia em que se iniciou o processo de desapropriação de suas terras.
“Eu sei que a maioria silenciosa não concorda com muitas bobagens que acontecem, mas precisamos ouvir mais essas pessoas”, disse ele à rádio 2GB.
Dutton acusou o primeiro-ministro Anthony Albanese de estar por trás da decisão de o rei não aparecer na nota, instando-o a “admitir isso”.
Depois de assumir o cargo no ano passado, Albanese começou a estabelecer as bases para uma república australiana, criando um novo cargo de ministro assistente para a república. Contudo, realizar um referendo para romper os laços constitucionais com o Reino Unido não é uma prioridade de primeira ordem para seu governo.
Em 1999, em um referendo proposto por outro governo trabalhista, australianos escolheram manter o monarca britânico como chefe de estado da Austrália.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja