Sophia @princesinhamt
Mundo

Reeleição de Erdogan assegura novo mandato presidencial na Turquia e provoca divisões políticas no país

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Neste domingo, 28, a Turquia decidiu o seu futuro político. No comando do país há vinte anos, o atual presidente Recep Tayyp Erdogan foi reeleito para mais cinco anos de governo. Segundo dados da agência de notícias estatal, a Anadolu, o Conselho Eleitoral Supremo da Turquia oficializou o resultado no final da tarde. Erdogan ganhou a eleição de  Kemal Kilicdaroglu, com cerca de 52% dos votos.

A aliança de Erdogan conquistou a maioria do Parlamento há duas semanas, quando aconteceu o primeiro turno no país, dando ao atual presidente o impulso necessário para o confronto direto. Kilicdarogulu representava a esperança de mudança na Turquia em uma ampla coalizão de oposição, que incluía social-democratas, nacionalistas e ex-aliados do presidente reeleito.

Antes do anúncio oficial, Erdogan já havia reivindicado vitória em um discurso, em frente à sua casa, onde agradeceu aos votos que garantiram que continuasse no comando da nação. Kilicdarogulu falou de Ancara e disse que a disputa, por tão pouca diferença, demonstra a vontade do povo em mudar o governo autoritário. Erdogan foi escolhido primeiro ministro em 2003 e em 2014 foi eleito, pela primeira vez, presidente do país.

O processo eleitoral foi tumultuado e apresentou uma série de registros que ainda devem ser analisados. Vídeos, feitos por apoiadores de Erdogan, mostram o atual presidente distribuindo dinheiro na seção eleitoral onde votou. As notas no valor de 200 libras (cerca de 50 reais) eram entregues enquanto ele apertava as mãos dos apoiadores.

A lei turca proíbe os candidatos de fazer campanha no dia da eleição e as autoridades de supervisão eleitoral do país ainda não se manifestaram sobre o assunto. A Turquia vive uma séria crise econômica provocada pela disparada da inflação. Em outubro de 2022 a taxa chegou a 85%, o que tirou confiança de uma parte dos eleitores de Erdogan. No entanto, nos últimos dias o candidato apelou aos eleitores com uma retórica nacionalista e conservadora e desviou a atenção dos problemas econômicos.

Pelo Twitter, o presidente Lula desejou um “bom mandato” ao eleito. “Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, registrou nas redes sociais.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.