Com o resultado da de Donald Trump nos , na manhã desta quarta-feira, 6, líderes mundiais prontamente reagiram e enviaram felicitações ao líder republicano.
Antes mesmo das projeções finais da vitória, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, já havia manifestado seu apoio. “Uma vitória muito necessária para o mundo”, postou.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também parabenizou o republicano e desejou “bênçãos divinas ao presidente eleito”.
Mais reações internacionais à vitória de Trump
O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, disse que estava ansioso para trabalhar com Trump. “Sob sua forte liderança, o futuro da aliança Coreia do Sul e da América brilhará mais”, escreveu Yoon.
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, parabenizou Trump pela sua vitória e disse que espera entrar em contato com ele o mais rápido possível para discutir maneiras de fortalecer ainda mais os laços Japão-EUA.
Elon Musk, empresário bilionário e apoiador do republicano, afirmou que os norte-americanos deram a Trump um “mandato cristalino para a mudança”.
O presidente da França, Emmanuel Macron, congratulou Trump em uma publicação no Twitter/X.
Mark Cuban, empresário que apoiou Kamala Harris, reconheceu a vitória como “justa e honesta” e parabenizou Elon Musk.
O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, declarou que os republicanos estão prontos para apoiar a agenda de Trump.
Alianças e parcerias estratégicas
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, descreveu a vitória de Trump como um “retorno histórico” à Casa Branca. Ele reforçou a aliança estratégica entre Israel e EUA.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, destacou a força da aliança militar sob a liderança do republicano.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, expressou seus parabéns e enfatizou a “aliança inabalável” entre os dois países.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou a vitória do norte-americano e sua abordagem de “paz através da força” nos assuntos globais.
Reações de líderes ocidentais e ex-presidentes
Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, manifestou entusiasmo em colaborar com Trump. Ele destacou a importância da continuidade da relação entre os dois países.
Presidente argentino, Javier Milei parabenizou Trump e avaliou sua vitória como “formidável”. “Você sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa”, afirmou.
Fonte: revistaoeste