Saiu o relatório “Global Cities Index 2024“ e, mais uma vez, algumas cidades brasileiras tiveram destaque no ranking. A lista completa tem mil municípios de 163 países e elege os melhores, considerando 27 indicadores, entre as métricas econômica, de capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança.
Ao todo, 29 cidades brasileiras entraram no levantamento. São Paulo é a que está mais bem posicionada e se destaca pelo valor econômico local. Também é possível ver outros municípios do Nordeste e da região Sul.
Segundo a Oxford Economics, responsável pela apuração, o índice classificou as cidades com base no desempenho atual. Para a instituição, o ranking pode ser um termômetro para avaliação tanto da população que deseja migrar de residência, como para os envolvidos com as políticas locais.
Indice Global de cidades
A Oxford Economics é considerada a maior empresa de consultoria econômica do mundo.
Para 2024, os responsáveis pela apuração garantem que consideraram pontos fortes e fracos para montar a lista completa. Mark Britton, Diretor de Serviços Urbanos da Oxford Economics, afirma que esse é o diferencial do ranking deste ano.
“Nosso Índice Global de Cidades fornece uma estrutura consistente para avaliar os pontos fortes e fracos das 1.000 maiores cidades do mundo e, quando combinado com nossas previsões, permite que organizações e formuladores de políticas tomem decisões estratégicas mais informadas.”
Leia mais notícia boa:
As 10 melhores cidades do mundo para se viver
As melhores cidades do mundo, no topo do ranking da Oxford Economics, considerando todos os 27 indicadores, são as seguintes:
- Nova York, Estados Unidos
- Londres, Reino Unido
- San Jose, Estados Unidos
- Tóquio, Japão
- Paris, França
- Seattle, Estados Unidos
- Los Angeles, Estados Unidos
- São Francisco, Estados Unidos
- Melbourne, Austrália
- Zurique, Suíça
América Latina
Algumas cidades da América Latina também ganharam destaque em 2024.
Essa lista em particular é liderada por Santiago, Chile (119 ª posição) e é seguida por Cidade do México, México (250ª); Buenos Aires, Argentina (275ª) e Lima, Peru (283ª); depois aparece a capital paulista.
Cidades brasileiras no ranking mundial
Além de São Paulo, que foi a cidade mais bem colocada no ranking, também aparece Brasília (309º), Rio de Janeiro (356º), Campinas (384º) e Florianópolis (395º).
Considereando a qualidade de vida, Florianópolis ficou com o melhor ranking, no 423º lugar. Na última colocação entre as brasileiras está Maceió (794º). Mas, a capital alagoana aparece na 20ª colocação em meio ambiente.
Veja a lista completa:
Destacamos que Porto Alegre aparece na lista, mas as apurações para o ranking foram feitas antes das enchentes no Rio Grande do Sul.
Para conferir o ranking completo, clique aqui.
Fonte: sonoticiaboa