A brasileira Rafaela Silva começou bem a . Com duas vitórias incontestáveis, a judoca está classificada para a semifinal da competição e, portanto, a uma vitória de conquistar uma medalha na categoria até 57kg. Na próxima fase ela vai encarar a coreana Huh Mimi.
Se a brasileira vencer, já garante uma medalha pois disputaria a final, tendo o ouro em jogo. Se perder, ainda tem a chance de disputar o bronze após passar pela repescagem. Rafaela Silva foi campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016 e, portanto, busca o bicampeonato olímpico.
A brasileira, por ser cabeça de chave, estreou direto nas oitavas de final, pulando a primeira rodada. Em sua estreia, venceu sem dificuldades a turcomena Maysa Pardayeva por ippon — pontuação mais alta do judô.
Nas quartas de final, o roteiro se repetiu quase da mesma forma. Em uma luta rápida contra Eteri Liparterliani, da Geórgia, a brasileira pontuou com facilidade e venceu a luta. As semifinais da categoria até 57kg começam às 11h, pelo horário de Brasília.
Depois de conquistar uma medalha de prata e duas de bronze neste domingo, 28, o Brasil continua na busca por mais vitórias nas nesta segunda-feira, 29.
No judô, Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio 2020, não conseguiu avançar para as finais. Ele foi eliminado na fase classificatória da categoria até 73 kg por Akil Gjakova, do Kosovo.
Mais tarde, Rafaela Silva, outra grande esperança brasileira, fará sua estreia na competição.
Resultados dos atletas brasileiros na Olimpíada
Judô
- Daniel Cargnin – eliminado na fase classificatória da categoria até 73kg
- Rafaela Silva – classificada para as quartas de final da categoria até 57kg
Natação
- Guilherme Costa (Cachorrão) – eliminado em 20º nos 800 metros livre
Tênis de mesa
- Vitor Ishiy – classificado para a segunda fase ao vencer o australiano Lum Nicholas por 4 sets a 0
Rayssa Leal supera Neymar nas Olimpíadas
, a skatista Rayssa Leal se tornou a brasileira mais jovem a subir ao pódio em diferentes edições de Olimpíada.
O recorde anterior era do jogador de futebol Neymar. Nos Jogos Olímpicos de 2012, o agora atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, conquistou a medalha de prata. Quatro anos depois, no Rio, veio o ouro. Ele completou esse ciclo aos 24 anos.
Já Rayssa Leal conquistou a primeira medalha olímpica aos 13 anos, em Tóquio, no ano de 2021. Levou a prata. Agora, em Paris, a “Fadinha do Sake” conquistou o bronze. Thaísa, jogadora da seleção brasileira de vôlei, era a mais nova a atingir tal marca: 25 anos. Obteve a medalha de ouro em Pequim, 2008, e dobrou a aposta em Londres, 2012.
Redação , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste