Saif al-Adel, um antigo oficial das forças especiais do Egito, é agora o líder do grupo terrorista Al-Qaeda. A ascensão foi revelada em um relatório da Organização das Nações Unidas. Na quarta-feira 15, o Departamento de Estado norte-americano confirmou a informação, e, segundo o porta-voz Ned Price, Saif al-Adel está atualmente instalado no Irã.
Embora o grupo ainda não tenha nomeado formalmente o sucessor de Ayman al-Zawahiri, , a ONU acredita que o novo líder do grupo terrorista “já esteja operando”. “Sua localização levanta questões quanto às ambições da Al-Qaeda em assumir a liderança de um movimento global diante dos desafios colocados pelo Estado Islâmico”, informou o relatório da ONU.
Saif al-Adel integra a lista dos terroristas mais procurados do FBI. A recompensa por sua captura é de US$ 10 milhões (R$ 52,4 milhões).
Para os EUA, a presença de Al-Adel em território iraniano “é mais um exemplo do amplo apoio do Irã ao terrorismo e das suas atividades desestabilizadoras no Oriente Médio e em outros lugares”, disse Price.
“Não vamos permitir que surjam ameaças que desafiem os Estados Unidos e os seus parceiros e aliados”, acrescentou o porta-voz, lembrando a operação especial que eliminou Al-Zawahiri, morto num ataque cirúrgico com drones à sua residência, na capital do Afeganistão.
Fonte: revistaoeste