O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma visita surpresa na noite deste sábado à cidade de Mariupol, na Ucrânia, ocupada por forças russas nos primeiros meses da guerra, que já passa de um ano.
Putin circulou de carro pela cidade que está praticamente em ruínas. A TV estatal russa divulgou imagens do presidente conduzindo um veículo pelas ruas locais e interagindo com moradores. As informações são da agência Reuters.
A visita ocorre dias depois de Putin ter a sua prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, por crimes de guerra. A visita também foi a primeira do presidente russo em territórios ocupados na região do Donbas, na Ucrânia. Foi também o mais próximo que Putin chegou das linhas de frente da guerra.
Mariupol é tida como estratégica para a guerra. A cidade foi palco de intensas batalhas nos primeiros meses do conflito. Soldados ucranianos instalados na planta siderúrgica de Azovstal resistiram por semanas ao cerco russo até terem sido obrigados a se render.
Segundo a Reuters, a população em Mariupol antes da guerra era de meio milhão de habitantes. A cidade convive agora com a devastação promovida pelos bombardeios russos. O vice-primeiro-ministro da Rússia, Marat Khusnullin, prometeu durante a visita de Putin que o governo atuará na reconstrução da região central da cidade.
Fonte: Veja