O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de participar do conflito na Ucrânia. Segundo Putin, a Otan está fornecendo armas para a Ucrânia por meio dos países-membros da organização. O presidente russo também insistiu em dizer que o Ocidente deseja destruir a Rússia.
“A Otan está enviando dezenas de bilhões de dólares em armas à Ucrânia”, disse Putin durante uma entrevista ao canal russo Rossiya neste domingo, 26. “Isto significa que estão participando, embora de forma indireta, dos crimes executados pelo regime da Ucrânia.”
Putin entende que os países ocidentais têm um objetivo claro: separar a ex-União Soviética. “Só então eles talvez nos aceitem na chamada família de povos civilizados, mas apenas separados, cada parte de modo separado”, continuou o presidente da Rússia.
Ainda na entrevista, Putin reiterou o seu desejo por um mundo multipolar. “Agora que as tentativas dos EUA de reconfigurar o mundo à sua própria semelhança, depois da queda da União Soviética, somos obrigados a reagir”, concluiu o presidente.
A Otan foi criada em 1949, durante a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de garantir a segurança e defesa dos países-membros. O artigo quinto do tratado informa que “um ataque armado contra um ou mais dos países integrantes será considerado um ataque contra todos eles”. A Ucrânia não participa da Otan, embora tenha demonstrado interesse em entrar na aliança. Na sexta-feira 24, o conflito entre Rússia e Ucrânia completou um ano.
Fonte: revistaoeste