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Proprietários de carros elétricos na América enfrentam desafios no frio – carros elétricos e baixas temperaturas não se dão bem!

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Com o inverno rigoroso na do , os postos de recarregamento de se tornaram palco para cenas de desespero. Em Chicago (EUA), com suas baterias descarregadas, brigam por uma vaga nas filas do carregamento — filas que se estendem até a rua.

Javed Spencer, um motorista da Uber, falou ao jornal The New York Times que, nos últimos três dias, ele não tem se ocupado com outra coisa senão em recarregar o seu Chevy Bolt alugado.

“Quando está frio assim os carros não funcionam bem, os carregadores não funcionam bem e as pessoas também não funcionam bem”. Javed Spencer.

Spencer, de 27 anos de idade, contou ao jornal supracitado que saiu no domingo 14 a fim de encontrar uma estação de recarregamento. Quando deixou sua casa, ele tinha cerca de 48 quilômetros restantes na bateria — que descarregou em questão de minutos. O norte-americano foi obrigado a rebocar seu carro até um posto. “Quando finalmente conectei, não estava recebendo carga”.

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Chevy Bolt Elétrico | Imagem: Chevrolet/Reprodução

Sensação térmica de 30 graus abaixo de zero

Spencer levou cinco horas para completar o recarregamento da bateria do seu carro — geralmente, o recarregamento levaria uma hora. Nos EUA, as pessoas estão comprando mais carros elétricos agora como em nenhum outro momento; porém, com as ondas de frio intenso, elas têm tido problemas. Isso porque as temperaturas congelantes drenam as baterias, reduzindo a autonomia dos veículos.

Na terça-feira 16, em Chicago, a sensação térmica caiu para quase 30 graus abaixo de zero em grande parte da região, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Até o fim desta semana, os especialistas esperam temperaturas rigorosamente baixas acompanhadas de nevascas.

Por que o frio prejudica o desempenho das baterias de carros elétricos?

Diferentemente do que acontece com os veículos movidos a combustão interna, os carros elétricos têm duas baterias: uma de baixa e outra de alta voltagem. Sob frio extremo, a bateria de baixa voltagem, de 12 volts de potência, pode perder carga — isso também acontece nos veículos tradicionais.

Albert Gore, ex-funcionário da Tesla, explicou que, quando isso ocorre, o carro elétrico não pode recarregar rapidamente até que sua bateria de baixa voltagem seja reiniciada.

Já Jack Brouwer, professor de mecânica e aeroespacial da explicou que o desafio para os veículos elétricos é que ambos os lados da bateria — ânodo e cátodo — têm reações químicas que podem ser desaceleradas quando afetadas por temperaturas baixíssimas.

“Acaba sendo muito difícil fazer com que veículos elétricos funcionem em condições muito frias. Você não pode recarregar uma bateria tão rápido ou descarregar uma bateria tão rápido se estiver frio. Não há meio físico de contornar isso”. Jack Brouwer.

Problema de infraestrutura

O problema enfrentado por motoristas norte-americanos parece ser menos sobre a capacidade dos carros elétricos de funcionarem adequadamente em frio e mais sobre a incapacidade de fornecer a infraestrutura necessária — como as estações de carregamento.

Fonte: revistaoeste

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