O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, teve de ser retirado às pressas de um evento neste sábado, 15, em virtude de uma explosão. Ele participava de um encontro a 65 quilômetros da cidade de Osaka.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem arremessa um objeto explosivo na direção do premiê japonês. No momento do ataque, o político conversava com diversas autoridades do país. Seguranças avançaram sobre o agressor logo depois do incidente.
🔴 O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, foi evacuado às pressas de um evento no leste do país depois que uma bomba de fumaça foi lançada em sua direção. O objeto chegou a detonar, porém ele não se feriu. Um suspeito foi preso.pic.twitter.com/qZWObymdQr
— Mundo News (@Mundo__News) April 15, 2023
Quem é o homem que atacou Fumio Kishida
Trata-se de Ryuji Kimura, de 21 anos de idade, segundo a imprensa japonesa. Ele mora na Província de Hyogo e acabou preso.
Depois da explosão, o local ficou tomado por nuvens de fumaça. Ninguém se feriu no ataque. O primeiro-ministro japonês foi levado para a sede da polícia da Província de Wakayama.
Relacionadas
Não é a primeira vez que ocorre uma tentativa de ataque a políticos japoneses. Recentemente, o ex-primeiro ministro Shinzo Abe morreu baleado na cidade de Nara. O crime ocorreu em 8 de julho de 2022, dois dias antes das eleições legislativas do país. O ex-premiê estava na cidade em campanha para os seus correligionários. No momento da morte, Abe discursava para apoiadores.
GRAPHIC CONTENT WARNING
Japan’s public broadcaster, NHK, captured the moment it is believed former Prime Minister Shinzo Abe was shot.
The 67-year-old was airlifted to the hospital but reportedly died while undergoing treatment.
Abe was Japan’s longest serving prime minister. pic.twitter.com/VXx4CMdcL7
— Nationwide90FM (@NationwideRadio) July 8, 2022
Fonte: revistaoeste