O presidente da China, Xi Jinping, acendeu um alerta para a necessidade de que as forças armadas “reforcem o treinamento militar orientado para o combate real”, em meio ao aumento da tensão com Taiwan, região independente que Pequim considera parte de seu território. As informações foram divulgadas pela imprensa estatal nesta quarta-feira, 12.
Com o objetivo de amedrontar Taiwan, a declaração de Xi acontece após a conclusão de três dias de treinamento militar ao redor da ilha. O exército chinês simulou o isolamento de Taiwan e posicionou um porta-aviões a nordeste da ilha de Pingtan, o ponto mais próximo entre os países, para lançar jatos contra seu território.
+ Um soco na cara de Xi: emblema militar do Ursinho Pooh viraliza em Taiwan
O líder chinês disse, ainda, que os funcionários da Marinha do Comando de Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular devem “defender resolutamente a soberania territorial e os interesses marítimos da China e se esforçar para proteger a estabilidade periférica geral”, uma afronta direta aos interesses taiwaneses.
Na semana passada, Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, visitou os Estados Unidos para participar de reuniões com um grupo bipartidário de legisladores. Pequim sancionou duas organizações americanas que receberam a líder da república, considerada “rebelde separatista” pelo governo Xi.
+ Após aceno de Taiwan aos EUA, China finaliza treino para ‘isolar’ ilha
Em meio aos maiores exercícios militares conjuntos entre Filipinas e Estados Unidos, um incremento de bases americanas em território filipino, sendo uma perto de Taiwan, também agrava o cenário para o governo de Pequim.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, relatou, ainda, que “qualquer intimidação ou coerção, inclusive no Mar da China Meridional” não será tolerada.
A separação entre China e Taiwan, que não é reconhecida pelas Nações Unidas, teve início em 1949. Desde então, o governo de Pequim tenta retomar o controle da província ao intensificar a presença militar ao redor da ilha.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja