O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou neste domingo (14) que seu país está preparando um contra-ataque a territórios russos. Ele afirmou que a ofensiva seria para liberar áreas ocupadas por forças da Rússia dentro da Ucrânia.
A declaração foi uma resposta a uma reportagem publicada pelo jornal Washington Post que cita documentos da inteligência dos Estados Unidos que indicavam que Zelensky planejava invadir áreas na Rússia para usá-las como moeda de troca em uma eventual negociação de paz com Vladimir Putin.
“Não atacamos territórios russos, libertamos o nosso próprio território, que é legítimo. Não temos armas, nem tempo para isso. Como poderíamos fazer isso?”, questionou o presidente da Ucrânia. “Estamos preparando um contra-ataque para recuperar áreas ocupadas ilegalmente pela Rússia”, completou.
Nos últimos dias, Zelensky tem conversado com países aliados na tentativa de conseguir mais armas para se defender de novas invasões russas. Ele busca também recursos para ajudar a recuperar o que já foi destruído durante a guerra com Putin.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja