Sophia @princesinhamt
Mundo

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta inquérito formal sobre liberação de documentos confidenciais

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 8, que vai apresentar acusações criminais federais contra o ex-presidente americano Donald Trump. A medida ocorre após uma longa sobre um desvio de documentos confidenciais, que o republicano levou da Casa Branca para sua residência oficial ao deixar o cargo e, em seguida, obstruiu os esforços do governo para recuperá-los.

Apresentada no Tribunal Distrital Federal de Miami, esta é a primeira acusação federal contra um ex-presidente na história do país. Isso coloca os Estados Unidos em uma posição extraordinária, dado o status de Trump não apenas como ex-chefe do Executivo, mas também como o favorito do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2024.

Não ficou claro quais acusações específicas Trump enfrenta. Segundo o jornal americano The New York Times, é possível que haja sete acusações.

Também segundo o Times, espera-se que Trump se entregue às autoridades em Miami na próxima terça-feira, 13.

A acusação, emitida pelo escritó do procurador especial Jack Smith, ocorreu cerca de dois meses depois que promotores de York apresentaram mais de 30 acusações criminais contra Trump em um caso relacionado a supostos pagamentos clandestinos feitos a uma atriz pornô antes da eleição presidencial de 2016.

Smith também investiga os esforços de Trump para reverter sua derrota para o atual presidente, Joe Biden, nas eleições de 2020, bem como seu papel no ataque ao Capitólio americano por uma multidão trumpista, em 6 de janeiro de 2021.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.