O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, apresentou ao Congresso, na sexta-feira 17, um projeto de lei (PL) para aumentar os gastos públicos do Orçamento de 2023 em quase US$ 6 bilhões, para financiar os planos de “ajuda social”.
“É uma estratégia de reativação econômica que aproveita a biodiversidade, respeita e garante os direitos humanos, fortalece a economia popular, melhora as redes de proteção social para os pobres e vulneráveis e contribui para a construção de resiliência diante dos choques sem comprometer a soberania energética”, disse o presidente da Colômbia.
A maior parte dos recursos para aumentar os gastos públicos virá da reforma tributária, aprovada pelo Parlamento em 2022, que aumentou os impostos e as taxas dos mais ricos, limitou benefícios fiscais a empresas e ainda criou taxas sobre alimentos ultraprocessados, refrigerantes e plásticos de uso único.
O dinheiro extra será destinado à compra de terras para a “reforma agrária”, à construção de estradas terciárias e a bolsas assistencialistas. Também será usado para aumentar o orçamento do setor de saúde.
Fonte: revistaoeste