O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se nesta terça-feira, 20, com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, durante viagem à Itália. Amigos de longa data, os dois trocaram elogios e agradecimentos, e o político italiano destacou que, sob o governo lulista, o Brasil voltou a ser uma importante referência internacional.
Gualtieri, do Partido Democrático, de centro-esquerda, foi uma das personalidades internacionais que visitou Lula durante o período em que o ex-presidente esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019, no âmbito da Operação Lava Jato. Na época da visita, em julho de 2018, Gualtieri exercia mandato de eurodeputado por sua legenda.
+ Caso Cesare Battisti ainda assombra Lula em visita à Itália
A embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, que é secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores (MRE), já havia adiantado em coletiva de imprensa que a reunião com Gualtieri teria caráter pessoal.
“É um encontro mais de natureza pessoal. Lembrem que o prefeito de Roma foi uma das personalidades que visitou o presidente Lula, quando ele se encontrava preso, em Curitiba. Isso gerou, naturalmente, uma grande empatia e amizade entre os dois”, destacou.
Presidente Lula se encontra com o Prefeito de Roma, Roberto Gualtieri https://t.co/vG7f7s2l2m
— Lula (@LulaOficial) June 21, 2023
+ Lula se reúne com a primeira-ministra da Itália, vocal crítica do petista
Em coletiva de imprensa ao lado do petista, o político italiano disse que foi um prazer encontrar não só um “verdadeiro amigo”, mas uma personalidade “relevante para todos os progressistas do mundo”.
“Meu sonho se tornou realidade: Lula novamente se tornou presidente. Seu retorno sinaliza a saída de um período obscuro do Brasil, portanto uma nova era muito importante para o país e para a comunidade internacional”, afirmou o prefeito de Roma.
Descrevendo o que chamou de “melhoramento do Brasil” sob as propostas do governo Lula de desenvolvimento aliado à redução da desigualdade social, elogiou o amigo de longa data e ressaltou seu afeto com a nação sul-americana.
+ ‘A paz é uma flor frágil’: o presente de papa Francisco a Lula
“Quero sublinhar a importância o Brasil como referência internacional sob a guia de Lula. Queremos dar nosso apoio total e incondicional ao presidente Lula”, completou.
O mandatário brasileiro, por sua vez, afirmou que o encontro com Gualtieri teve como objetivo agradecê-lo pela solidariedade durante “um momento difícil”.
“Quero expressar minha gratidão pela lealdade, solidariedade e comportamento do prefeito quando eu estava detido na Polícia Federal no meu país”, disse Lula. “Gualtieri foi me visitar, conversou com muita gente para prestar solidariedade aos meus processos.”
+ Os principais pontos da reunião entre Lula e o presidente da Itália
Depois de ser interrompido pela tradutora para que ela pudesse transmitir seu discurso, em português, no italiano, o presidente fez um gracejo: “Você vai traduzir, desculpe! – Pensei que estava falando em italiano”.
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações de Lula e ainda julgou o então juiz responsável pelas ações, o agora senador Sérgio Moro (Podemos-PR), como magistrado suspeito, no caso que ficou conhecido como tríplex do Guarujá. Após a revelação de uma série de mensagens, os ministros do STF consideraram que o juiz adotou uma postura parcial e fez um conluio com o Ministério Público Federal (MPF) nas investigações contra o petista.
+ Lula se encontra com papa Francisco para conversa sobre guerra e fome
+ Lula visita papa Francisco em busca de protagonismo na questão da Ucrânia
Por ora, Lula encerra seus compromissos na Itália. Nesta quinta-feira, 22, o presidente deve ainda fazer uma coletiva de imprensa às 8h30 do horário local (3h30 em Brasília), para compartilhar o balanço da viagem antes de partir para a França.
Ao lado do prefeito de Roma, ele adiantou que seu objetivo com a visita foi “recolocar o Brasil no centro das discussões sobre a questão climática no mundo”.
“O Brasil é muito importante. Tem a matriz energética, possivelmente, mais limpa do mundo, além do compromisso de zerar o desmatamento até 2030, e foi isso o que discuti com o presidente [Sérgio Matarella], a premiê [Giorgia Meloni] e Gualtieri”, disse o petista.
Fonte: Veja