Sophia @princesinhamt
Mundo

Pilotos ucranianos realizam treinamento de caças no Reino Unido e surpreendem ao optarem por transporte de trem

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, afirmou nesta segunda-feira, 5, que grupos de pilotos ucranianos foram para o  Reino Unido para começar treinamentos em caças F-16. Em no Telegram, o premiê agradeceu o de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, que visita , por “sua liderança na criação da ‘coalizão de caças’” e  por “seu compromisso para treinar nossos pilotos”. 

Embora o Reino Unido tenha afirmado que não tem os jatos fabricados pelos Estados Unidos tão desejados pela Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os pilotos precisavam de um “ básico” para que eles consigam “usar diferentes tipos de aeronaves”.

Na cúpula do Grupo dos Setes (G7), no mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, deu seu apoio para que os pilotos de Kiev fossem treinados nos F-16 americanos. De acordo com o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, o treinamento já começou em vários países do bloco. 

Entre os países que já anunciaram a participação do treinamento estão Polônia, Dinamarca e Holanda, embora este último ainda não tenha decidido se entregaria os jatos à Ucrânia. No entanto, na semana passada, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Mark Milley, afirmou que os caças modernos não ficariam prontos a tempo da contra-ofensiva ucraniana, embora os treinamentos já tenham começado há um tempo. 

Nesta segunda-feira, um caça F-16 invadiu o espaço aéreo da capital estadunidense, , causando um “boom supersônico” e chamando a atenção dos moradores. O estrondo foi causado pela perseguição do avião que transitou na área restrita aérea. O avião caiu sobre as montanhas da Virgínia sem nenhum sobrevivente. 

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.