Sophia @princesinhamt
Mundo

Pesquisadora Brasileira é Reconhecida pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Brasileira é a primeira pesquisadora reconhecida pelo Centro Europeu de Pesquisas Nuclerares

A pesquisadora brasileira Patrícia ganhou prêmios históricos no CMS. A primeira a ser laureada! - Foto: Reprodução/FAPERJ
A pesquisadora brasileira Patrícia ganhou prêmios históricos no CMS. A primeira a ser laureada! – Foto: Reprodução/FAPERJ

Patrícia Rebello Teles é uma pesquisadora brasileira que conquistou dois prêmios internacionais importantes, ligados ao trabalho de pesquisa que desenvolve. Detalhe, ela foi a primeira pesquisadora do país a receber duas premiações no CERN, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

Em 2024 ela recebeu o CMS Awards e agora, em dezembro, ganhou o CMS Shift Leader, como líder na tomada de dados no CMS. Desde 2012, a brasileira pesquisa no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, o famoso LHC – Grande Colisor de Hádron, situado na fronteira entre Suíça e França.

Segundo Patrícia, seu trabalho é como se fosse “a de um capitão de navio”, onde ela é responsável pela aquisição e qualidade dos dados e CMS, além de pensar na segurança do time de plantonistas e das instalações da instituição.

Prêmios históricos

Patrícia conquistou importantíssimas premiações ligadas ao trabalho que desenvolve. Com o prêmio do CMS Awards, edição 2023, ela se tornou a primeira brasileira a ser laureada na instituição. Na época, ela comemorou bastante.

“Eu estou muito feliz e honrada de trazer esse prêmio pra o CBPF, depois de 12 anos de trabalhos significativos na colaboração CMS dedicados à instituição”, avaliou.

Já em dezembro, foi a vez do CMS Shift Leader. Também, a primeira brasileira a receber o reconhecimento no Centro Europeu. Segundo a premiação, o prêmio “reconhece indivíduos que fizeram contribuições excepcionais ao experimento CMS, honrando sua dedicação ao desempenho dos sub detectores CMS e, portanto, ao experimento CMS”.

Leia mais notícia boa

O projeto

Desde 2022, Patrícia atua com o pesquisador Gilvan Alves e coordena o projeto “Física de Íons Pesados e operação do Calorímetro Eletromagnético do CMS no LHC”, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

O objetivo é entender as propriedades fundamentais da matéria sob condições extremas, como aquelas criadas nas colisões de íons pesadas.

Com o trabalho no CBPF, ela conseguiu trazer avanços significativos no CMS. “Em paralelo, ao melhorar o desempenho do ECAL, o projeto aumenta as capacidades do experimento CMS, permitindo medições mais precisas e novas descobertas em física de partículas”.

Referência para outras

Sendo a primeira brasileira a receber a premiação, ela quer se tornar referência para outras.

Patrícia também atua como incentivadora de mulheres cientistas e pesquisas, realizando ações de divulgação científica focada em mulheres alunos de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

Mulher, brasileira e premiada. Quanto orgulho!

A cientista também atua como divulgadora científica e quer inspirar outras mulheres. – Foto: Arquivo pessoal

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.