Um grupo de pescadores capturou um peixe gigante (do tipo esturjão), de 1,80 metro e cerca de 100 quilos, no rio hudson, a 138 km de Nova York, Estados Unidos (EUA), na última semana. O tamanho e peso do peixe impressionaram a equipe.
O animal foi capturado por funcionários do Programa de Pesca do Estuário do Rio Hudson, relatou o portal iG. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica nacional (NOAA), a espécie está criticamente ameaçada de extinção.
Segundo postagem do Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York (NYS DEC) nas redes sociais, o grupo utilizou uma rede de pesca para capturar o peixe.
Apesar da captura rara, os pescadores decidiram soltá-lo. Eles tiraram fotos, escanearam o animal em busca de etiquetas e o mediram antes de devolvê-lo ao rio em segurança.
Detalhes sobre a pesquisa e a espécie
Os pescadores acreditam que o esturjão seja uma fêmea que ainda não desovou. O grupo possui licença de pesquisa de espécies ameaçadas do Serviço Nacional de Pesca Marinha para monitorar a população da espécie.
“Esta pesquisa anual, que começou em 2006, é realizada ao longo de várias semanas em maio e junho e é usada para rastrear tendências na população de esturjões do Atlântico”, informou o NYS DEC.
De acordo com a publicação, o esturjão do Atlântico é uma espécie anádroma, que vive em água salgada e migra para água doce para desovar. Nesta época do ano, adultos se deslocam no Rio Hudson para a reprodução.
“Enquanto estão no oceano, eles migram da Flórida para o Maine”, complementou o departamento.
Estimativas populacionais e dados recentes
Em 2014, pesquisadores estimavam que havia 450 esturjões no Rio Hudson, mas novos dados estão sendo produzidos, segundo Amanda Higgs, bióloga pesqueira da.
“Outra avaliação populacional está em andamento [período de estudo de três anos], e em seu segundo ano, então pode levar mais alguns anos até que um número atualizado esteja disponível. Dados preliminares mostram tendências positivas”, disse ela à rede Fox News. “A equipe do programa já capturou peixes que pesavam entre 90 e 135 quilos.”
O esturjão do Atlântico é o maior peixe encontrado no Rio Hudson. Nova York possui três espécies diferentes do animal: esturjão do Atlântico, esturjão de nariz curto e esturjão do lago.
Embora o peixe capturado seja significativo, ele não atinge o tamanho máximo da espécie. O esturjão do Atlântico pode pesar até 360 quilos e medir até 4,2 metros, conforme a NOAA.
Fonte: revistaoeste