O céu estará um pouco mais brilhante neste fim de semana! Entre os dias 12 e 13 (sábado e domingo) acontece o pico da Perseidas, considerada a maior chuva de estrelas cadentes de todos os tempos.
O espetáculo só é visível para países que estão acima da linha do Equador. No Brasil, cidades do Norte e do Nordeste são as únicas que terão o privilégio de acompanhar – e registrar – um pouco o fenômeno.
Apesar de acontecer anualmente, a chuva de estrelas cadentes será especial em 2023. Nesse ano a Perseidas completa uma órbita ao redor do sol, chegando ao pico. Segundo a NASA, isso só acontece a cada 133 anos.
Como observar a Perseidas
Para os brasileiros, mesmo aqueles morando nas cidades do Norte e Nordeste, é preciso uma ajudinha tecnológica para observar a Perseidas.
Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu. Fica a dica!
O horário também favorece. Seguindo orientações da NASA, a partir das 3h30 até o nascer do sol, o Brasil terá o privilégio de acompanhar a Perseidas.
No Twitter, a agência espacial ainda reforçou o fato de, neste ano, até a lua do dia favorecer a observação das estrelas cadentes. Em 2022, a chuva da Perseidas aconteceu em plena lua Cheia, o que comprometeu a visibilidade.
Apesar de o pico ser neste final de semana, vale lembrar que até o próximo dia 24 ainda será possível observar a chuva de estrelas cadentes no céu.
O fenômeno
A Perseidas é considerada a melhor chuva de meteoros do ano devido acontecer em agosto, quando o tempo favorece a observação.
As chuvas de meteoros são batizadas pela NASA, considerando nome da localização do ponto de origem delas. Nesse caso, o evento inicia na constelação de Perseu, por isso o nome de Perseidas.
Geralmente a Perseidas gera uma visibilidade de 40 a 60 estrelas cadentes por hora. No Brasil, como o ponto de observação é menor, a estimativa é que haja uma frequência de 10 a 20 estrelas por hora.
Leia mais notícia boa:
Agosto, um mês premiado
O céu de agosto será cheio de espetáculos.
O mês começou com uma Superlua e terminará com outra ainda mais especial.
No próximo dia 31 acontece a chamada de Superlua Azul, que surge quando nosso satélite natural estará na constelação de Capricórnio.
Além da chuva Perseidas e da Superlua Azul, veja outros eventos astronômicos de agosto.
Got weekend plans? Look up on Aug. 12 for the best meteor shower of the year.
Weather permitting, you’ll have the best view of the Perseids in the Northern Hemisphere between midnight and dawn, but early Perseids are already being spotted.
Tips: https://t.co/7pYT5e3BIO pic.twitter.com/FRcReTAb8c
— NASA (@NASA) August 10, 2023
Fonte: sonoticiaboa